Fala Bahia

Mais 24 unidades de saúde de Salvador vão aplicar testes de covid-19

Da Redação (falabahia@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Foto: Arisson Marinho/Correio*

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta sexta-feira (25) em coletiva virtual que a rede municipal de saúde vai ampliar a operação de testagem para Covid-19 na capital baiana. Com isso, outras 24 unidades básicas de saúde passarão a realizar exames para coronavírus a partir da próxima semana. (Confira a lista completa no final da notícia)

ACM Neto afirmou que a prefeitura sempre valorizou a importância da testagem para a estratégia de combate à pandemia. "Continuar testando nos permite identificar as pessoas que estão doentes, dar encaminhamento adequado, e também ter uma noção mais real de como a pandemia está se comportando em nossa cidade", afirmou o prefeito.

Mas não serão todos que poderão fazer os testes, somente aqueles que estiverem com sintomas. A pessoa deve se dirigir à unidade mais próxima que faz testagem e o resultado fica disponível em cerca de meia hora. "Caso dê positivo, imediatamente essa pessoa será orientada. Se os sintomas forem leves, vai ser orientada ao isolamento domiciliar e a gente já inicia todo acompanhamento pelo Salvador Protege. Caso os sintomas sejam mais sérios, poderá ser encaminhada para uma das nossas UPAs e, se necessário, para internamento hospitalar".

Além disso, haverá testagens também em residências de Salvador. Serão quatro soro inquéritos, com intervalo de 30 dias entre cada. Em cada etapa, serão visitadas 3 mil domicílios e em cada um desses pelo menos uma pessoa será testada. No primeiro soro inquérito, quando uma pessoa tiver resultado positivo, toda família será testada também. "O intuito é estudar a dinâmica de transmissão domiciliar. Vamos identificar fatores de risco e fatores de proteção", explicou a sanitarista Ana Paula Prates, do Centro de Operações de Emergências (COE).

No inquérito 3, as equipes vão retornar aos casos positivos do primeiro para fazer uma nova testagem e poder verificar a presença de anticorpos e a resposta imune. Pela metodologia, as casas visitadas serão escolhidas por sorteio de ruas dos 12 distritos sanitários. A participação será voluntária. 

Onde poderão ser feitos os testes?

Serão 24 UBS fazendo testagem, duas em cada um 12 distritos sanitários de Salvador. Veja abaixo a lista:

CENTRO HISTÓRICO

UBS Pelourinho e UBS Ramiro de Azevedo

ITAPAGIPE

USF Joanes Leste

UBS Ministro Alckmin

SÃO CAETANO/VALÉRIA 

USF Deputado Luiz Braga

UBS Péricles Laranjeiras

LIBERDADE

USF San Martim I

USF San Martim III

BROTAS

UBS Mario Andrea

USF Vale do Matatu

BARRA/RIO VERMELHO 

USF Clementino Fraga

USF Sabino Silva

BOCA DO RIO

USF Imbui

USF Curralinho

ITAPUà

USF Itapuã

USF Professor Eduardo Mamede

CABULA/BEIRU

USF Professor Humberto Castro Lima - Pernambuezinho

UBS Rodrigo Argolo

PAU DA LIMA 

UBS Dra. Cecy Andrade

USF João Roma Filho

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO 

UBS Fazenda Coutos II

USF Itacaranha

CAJAZEIRAS 

UBS Nelson Piauhy Dourado

USF Yolanda Pires