Notícias

MPT-BA registra crescimento de denúncias trabalhistas durante a pandemia

O número representa mais de 400 denúncias por mês. Antes da pandemia o volume girava em torno de 280

Redação (falabahia@redebahia.com.br)

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) registrou um aumento de 48% no número de denúncias trabalhistas durante a pandemia. Segundo o MPT, as irregularidades mais citadas nas denúncias são relacionadas a condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. São casos de empregadores que não estão garantindo ambientes saudáveis ou medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. 

De acordo com o MPT, esse crescimento representa mais de 400 denúncias por mês. Antes da pandemia o volume girava em torno de 280. 

Com o atendimento presencial suspenso nas unidades do órgão em todo o estado, o cidadão que quiser fazer uma denúncia deve acessar a página do MPT na Bahia na internet, pelo endereço prt5.mpt.mp.br. Depois, clicar em Serviços e em Denúncia. Um formulário eletrônico autoexplicativo será aberto e o denunciante terá de prestar informações sobre local do fato, nome do empregador, endereço e um relato sobre a irregularidade trabalhista. No formulário, é possível solicitar o sigilo do nome do denunciante. 

Outro meio de contato para orientações sobre como fazer denúncias, pedidos de mediação de conflitos ou acompanhamento de processos é o telefone (71) 3323-3400, que atende das 9h às 15h30.