Fala Bahia

Prefeitura de Salvador oficializa criação de sete novos bairros

O decreto foi assinado pelo prefeito ACM Neto, durante a solenidade de início da construção de uma ponte na região da Avenida Tancredo Neves

Da Redação (falabahia@redebahia.com.br)

Foto: Romulo Faro

A partir desta terça-feira (01), a cidade passa a contar oficialmente com novos sete bairros: Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre. O decreto para a criação das localidades foi assinado pelo prefeito ACM Neto, durante a solenidade de início da construção de uma ponte na região da Avenida Tancredo Neves. 

O acréscimo de novos bairros na cidade teve embasamento na lei municipal 9.278/2017. As localidades tiveram que preencher quatro requisitos previstos pela lei para que fosse efetuada a delimitação territorial. Elas teriam que ter unidade escolar de ensino fundamental, seja pública ou privada; existência de posto de saúde (geral ou especializada); logradouro público que permita a circulação de veículos de grande porte e de prestação de serviços; e oferta de transporte público regulamentado.

“Pelo menos três critérios tinham que ser atendidos para que delimitação fosse possível, e os sete bairros criados atenderam a todos eles. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), fez estudos ao longo dos três últimos anos, com todo critério e cuidado, pois a formação de um bairro passa muito pelo sentimento de pertencimento do seu morador e trabalhador”, disse o prefeito.

ACM Neto também reforçou que, partir desta terça-feira (01), com o decreto, a capital baiana passa a ter oficialmente 170 bairros. “Salvador é uma cidade muito grande com cada bairro tendo sua realidade distinta tanto na extensão e densidade populacional, quanto nas características demográficas, aspectos físicos, sociais, econômicos e culturais. Uma das virtudes da nossa gestão é que conseguimos olhar a cidade no seu conjunto, mas, sobretudo, em particularizar a atenção, cuidados e investimentos em cada uma das localidades”, afirmou o gestor.