Notícias

Prefeitura lança plataforma para agilizar o trâmite de documentos

A intenção da ferramenta eletrônica é de que, até o final da implantação, 100% dos processos sejam iniciados e finalizados de forma digital e que todos os servidores do município tenham acesso à plataforma

Redação (falabahia@redebahia.com.br)

A partir desta terça-feira (1º), a Prefeitura inicia uma nova era no que diz respeito a tramitação de processos e documentos, com a implantação do E-Salvador. A tecnologia digital, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), tem como objetivo agilizar o trâmite de documentos entre os órgãos, além de eliminar o uso do papel. A tecnologia estará disponível através o endereço www.portalesalvador.salvador.ba.gov.br/.

Em funcionamento como projeto-piloto desde fevereiro deste ano, tem apresentado excelentes resultados durante o período, com 1.986 usuários ativos e 3.049 processos tramitados. Fizeram parte da fase teste 15 órgãos e autarquias municipais, dentre elas a Semge e as secretarias da Fazenda (Sefaz), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Educação (Smed) e Mobilidade Urbana (Semob), além do Gabinete do Prefeito (Gabp), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Procuradoria Geral (PGMS) e Companhia de Governança Eletrônica (Cogel).

De acordo com o secretário da Semge, Thiago Dantas, o E-Salvador será mais um marco de inovação em gestão pública. “Economicidade, produtividade, celeridade, enfim, será uma ferramenta que irá aprimorar ainda mais a maneira como a Prefeitura atua e resolve as demandas dos cidadãos soteropolitanos".

A intenção da ferramenta eletrônica é de que, até o final da implantação, 100% dos processos sejam iniciados e finalizados de forma digital e que todos os servidores do município tenham acesso à plataforma.