Notícias

Recomeçar Sempre inicia cursos profissionalizantes para população vulnerável

O programa faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população vulnerável, que sofreu impactos sociais em função da pandemia do coronavírus

Redação (falabahia@redebahia.com.br)

O Restaurante Popular de Pau da Lima passa também a ser um local que possibilitará uma nova oportunidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Salvador. É que o programa Recomeçar Sempre, teve as atividades iniciadas nesta segunda-feira (9) com a oferta de cursos profissionalizantes na área de gastronomia.

As primeiras turmas são compostas por um público prioritário, já selecionado, formado por mulheres chefes de famílias; pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do Auxílio Moradia; indivíduos e famílias que fazem uso dos Restaurantes Populares. Também fazem parte das aulas pessoas assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Especializados em Assistência Social (Creas) e de Assistência à População em Situação de Rua (Centros POP), Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs)  e desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos.

O programa faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população vulnerável, que sofreu impactos sociais em função da pandemia  do coronavírus.

 

São cinco cursos oferecidos pelo Recomeçar Sempre: preparação de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas e preparo de bolos tradicionais, com realização conforme cronograma. Cada turma é formada por 20 alunos e contam com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Após o término dos cursos, os concluintes receberão a credencial de ambulantes, emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para começarem a empreender. Também foi realizada articulação com a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) para orientação sobre boas práticas de higiene.

 

Daniela Barbosa, de 24 anos, atualmente está desempregada e encontrou no curso uma oportunidade que futuramente pode ajudar nos custos de casa e na criação da filha que tem apenas 11 meses. “Essa é uma ótima chance para aprender e, mais à frente, empreender. Assim que estiver capacitada, poderei vender nas ruas, fazendo com que me auxilie financeiramente”, contou.

 

Nesta segunda, começaram as atividades do curso de preparação de salgados, que deve ser finalizado no dia 7 de dezembro. Na terça-feira (10) será a vez do curso de cozinha básica iniciar a formação, que segue até o dia 15 de dezembro. Já a qualificação de fabricação de pizza, inicia na quarta (11) e encerra no dia 9 de dezembro.

As atividades do curso de bombons e trufas serão iniciadas na quinta-feira (12), com encerramento previsto para o dia 10 de dezembro. O curso de preparo de bolos tradicionais será iniciado sexta-feira (13), e segue até o dia 11 de dezembro.