Festival da Virada

Festival Virada Salvador terá esquema especial de saúde nos dias de festa

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Mais de 100 profissionais envolvidos, 20 leitos equipados com suporte avançado de vida e duas ambulâncias de prontidão para o transporte imediato de possíveis ocorrências com maior gravidade. Essa é a estrutura de saúde preparada pela Prefeitura para atender soteropolitanos e turistas durante a maior festa de Réveillon do país.

O módulo assistencial – semelhante ao montado durante o Carnaval – instalado para o Festival da Virada Salvador, na Boca do Rio, funcionará entre hoje (28) e segunda (30) das 18h às 06h, e no dia 31 das 19h às 7h. No dia 1º de janeiro de 2020, o funcionamento será das 15h às 3h.

Foto: divulgação
As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, condutores, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Outros 16 postos de urgência 24 horas do município (entre UPAs e Pronto-Atendimentos), a emergência do Hospital Municipal e o SAMU 192 funcionarão todos os dias, ininterruptamente, servindo de retaguarda para as ocorrências de maior complexidade.

O Pronto-Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, terá equipes reforçadas para servir de referência nos casos que demandarem avaliação com especialistas e/ou exames complementares. 



No último festival, o módulo de saúde montado realizou 714 atendimentos. As ocorrências clínicas como enjoo, intoxicação exógena e dor de cabeça foram responsáveis por 76% (541) dos atendimentos, seguido dos procedimentos cirúrgicos (65) e traumas ortopédicos (53). Do total de atendimentos, apenas 22 pacientes necessitaram de transferência para unidades hospitalares para continuidade do tratamento, fato que confirma a resolutividade da estrutura instalada durante o festejo.