Festival da Virada

Quase 30 mil pessoas usam internet de graça no Festival Virada Salvador

Rede #CONECTA_SALVADOR conta com 60 antenas espalhadas tanto dentro da Arena Daniela Mercury quanto no entorno do festival

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A rede Conecta Salvador, que é disponibilizada pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) durante o Festival Virada Salvador, já foi acessada por quase 30 mil pessoas até a terceira noite do evento, que terminou mais cedo em função das fortes chuvas. A rede #CONECTA_SALVADOR conta com 60 antenas espalhadas tanto dentro da Arena Daniela Mercury quanto no entorno, na área que compreende também a praça do antigo clube de praia do Bahia. 

As antenas têm capacidade para suportar 250 conexões simultâneas, garantindo acesso a todos que curtem os shows na Arena Daniela Mercury e permitindo aquelas tradicionais selfies. Somente entre a noite de ontem (30) e a madrugada de hoje (31) foram quase 10 mil acessos. Isso representou aproximadamente 700 megabytes em dados trafegados na rede. 

Foto: Bruno Concha/Secom

A rede social mais acessada foi o Instagram, seguida do aplicativo WhatsApp e do Facebook. Vale lembrar que o festival também é transmitido pelas redes sociais da Prefeitura, tendo justamente o Instagram como principal ferramenta. Para o diretor técnico da Cogel, Claudio Maltez, a avaliação é que esses dados serão ainda mais significativos a partir da noite de hoje, quando acontece a virada de ano e o público costuma ser maior. 

“Como as operadoras de telefonia não estão conseguindo dar vazão, estão pedindo informações a todo o momento sobre a rede e como utilizar. O cidadão está cada vez mais conectado e mais digital, e tentando passar essa experiência para quem não está no evento. Então, estamos fazendo de tudo para que todos fiquem sempre conectados nas suas redes sociais”, declcarou.


Aprovação - O jornalista Luís Pedro Júnior, de 37 anos, que participou da terceira noite do festival, aproveitou a rede para postar vídeos e selfies. Ele avaliou positivamente o serviço oferecido pela Prefeitura. “A conexão está boa, inclusive para postar vídeo, fotos. Está bem fácil de usar, bem melhor que ano passado”.

A estudante Maíra Ribeiro, de 25 anos, também aprovou o serviço de internet gratuita. “Está muito legal e fácil de usar, sem problema nenhum. Acho que a internet gratuita é muito interessante, já que hoje estamos conectamos a tudo”, disse a jovem.