Festival da Virada

Roda-gigante e tirolesa são opções de lazer e aventura no Festival Virada Salvador

Gratuitas, as duas alternativas de lazer funcionarão em todos os dias do festival

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Marcas registradas do Festival Virada Salvador, a roda-gigante e a tirolesa são garantia de diversão e aventura para quem quer curtir a festa além dos shows no palco da Arena Daniela Mercury. Além da brincadeira, ambos os equipamentos ofertam ainda a possibilidade de desfrutar do belíssimo visual do festival e de parte do litoral da capital baiana. Costumam ser os melhores pontos de fotos.

Gratuitas, as duas alternativas de lazer funcionarão em todos os dias do festival. Até a terça-feira (31), a roda-gigante começa a operar às 16h e a tirolesa às 15h, encerrando, ambos, às 2h. Já na quarta-feira (01), começam às 15h e terminam às 22h.

Gôndolas - Com 36 metros de altura e 100 mil lâmpadas de LED, a roda-gigante comporta até 140 pessoas em cada passeio, distribuídas em 24 gôndolas - com limite de seis pessoas em cada uma. Para que todos possam desfrutar do atrativo, que este ano está mais perto do palco, o brinquedo é adaptado para pessoas com deficiência. Uma das cabines tem toda a estrutura para uma cadeira de rodas e um acompanhante. Cada participante tem direito a uma volta.  
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
No Festival Virada Salvador do ano passado, pelo menos 45 mil pessoas utilizaram o brinquedo, que é a maior roda-gigante desmontável da América Latina. O equipamento chegou ao Brasil em 2015. Além do Festival Virada Salvador, a roda-gigante já passou por eventos como o Rock in Rio e o Lollapalooza.  

Prédio de cinco andares - Para os amantes de emoções mais fortes, a tirolesa é uma boa opção. O brinquedo tem altura de 15 metros do chão, o equivalente a um prédio de cinco andares. Para ter acesso a descida do equipamento é preciso enfrentar uma verdadeira maratona que exige muito preparo físico. São cinco lances de escadas até chegar à parte alta do brinquedo.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O acesso à tirolesa é liberado gratuitamente a pessoas de, no máximo, 120 quilos e a partir de cinco anos. Por motivo de segurança, gestantes devem evitar utilizar a tirolesa. De acordo com a equipe de montagem, a cada uma hora 90 pessoas escorregam pelos 150 metros do brinquedo. A estimativa é que 10 mil pessoas brinquem durante os cinco dias do evento, ultrapassando a marca do ano no passado, que foi de 7,1 mil usuários.