Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

16 dicas infalíveis para emagrecer e não engordar mais

Algumas estratégias tendem a ser mais bem sucedidas do que outras

Redação iBahia • 03/10/2019 às 20:13 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Não existe milagre para emagrecer. A combinação de alimentação equilibrada e exercício físico é a única para conseguir o resultado desejado. Mas, algumas estratégias tendem a ser mais bem sucedidas do que outras. A revista 'Boa Forma' publicou dicas para mudar os hábitos e conseguir o que quer:

1. Pare de se concentrar no que você não deve fazer

Esqueça aquela velha mentalidade de dieta e emagrecimento: não pode isso ou corte aquilo. Ao invés disso, concentre-se em todos os alimentos maravilhosos que você pode comer, nas atividades que pode fazer e os benefícios que irá ganhar com o combo.

2. Anote suas refeições ou grave-as em um aplicativo

Manter o controle de tudo que você come e bebe pode ser uma tarefa difícil, especialmente se você, assim como a maioria das mulheres, tem uma rotina agitada. A dica, então, é escrever (ou salvar no app) o que você está prestes a comer e como se sente durante esses momentos. Isso pode fazer com que você tenha uma nova visão sobre seus hábitos alimentares e, a partir disso, reconsidere suas escolhas.

3. Crie uma escala de fome antes e após as refeições

Antes de abocanhar aquele pedaço de torta, meça os níveis de fome e saciedade em uma escala de 0-10, sendo que 10 significa absolutamente satisfeita. O truque é começar a refeição em um nível de fome 3 ou 4, e parar entre os níveis 6 ou 7.

4. Trate o café da manhã como a refeição mais importante do dia

Quem nunca ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, que atire a primeira tapioca! Por isso, opte por um café rico em proteínas (de 25 a 30g), para melhorar a saciedade e reduzir a fome e, de quebra, evitar os ataques de fome ao longo do dia.

5. Faça do café da manhã a sua maior refeição do dia

Coma bastante no café da manhã (como um rei), uma porção média no almoço (como um príncipe) e pouco no jantar (como um mendigo). A maior parte das calorias e carboidratos (saudáveis) deve ser consumida até a parte tarde. Por isso, caprichar no café da manhã vai te deixar saciada e evitará as famosas jacadas no período da tarde e noite.

6. Evite comer em frente a telas (TV e celular)

Este hábito interfere diretamente na sua capacidade de sentir saciada e, muitas vezes, leva aos excessos. Por isso, encare o momento da refeição como um ritual e preste muita atenção nos alimentos que você colocou no prato.

7. Não se esqueça de comer frutas e legumes

Procure comer nove frutas e vegetais todos os dias (4 frutas e 5 legumes, por exemplo). Cada refeição e lanche deve incluir uma fruta e/ou legume. O aumento da ingestão de fibra faz você sentir mais saciedade – ótima para manter a dieta.

8. Se hidrate antes de suas refeições.

Beber água antes de uma refeição tem o mesmo efeito do que comer um prato de salada rico em água. Ou seja, aumenta a sua saciedade e te ajuda a comer menos.

9. Permita-se uma escapadinha da dieta

Se você quer perder o peso, inclua duas comidas prazerosas (que não fazem parte da dieta) por semana em sua rotina. Isso quer dizer um sorvete, uma fatia de bolo, uma fatia de pizza ou um hambúrguer. A chave para o sucesso é manter essas indulgências dentro de uma refeição, não um dia inteiro.

10. Coma de 3 em 3 horas

Quem divide o que come em cinco refeições por dia acelera o metabolismo entre 5 e 15%. Imagina se você ainda maneirar nas porções: é emagrecimento na certa, porque você evita os picos de fome.

11. Adicione alimentos verdes no cardápio

Os vegetais verdes têm poucas calorias e gorduras e são ricos em fibras, o que ajuda a aumentar a sua saciedade. Muitas pessoas ignoram os alimentos verdes porque eles podem ter um sabor amargo. É o seu caso? Tente coloca-los no smoothie, na salada ou na sopa.

12. Escolha os lanches com casca

Quem aposta nos alimentos com cascas, como as nozes, por exemplo, pode consumir menos calorias durante o lanche. O motivo? Tirar a casca faz com que você demore mais tempo entre mordidas. Resultado: você passa mais tempo mastigando e fia saciada com menos.

13. Amigo = motivação extra!

Quer aumentar a sua motivação? Chame um amigo (ou membro da família) para ajudar você a chegar lá. Como funciona: planeje anotações ao final de cada dia (mensagens de texto, telefonemas, e-mails... O que for mais conveniente para você), com três pontos chave: quais foram os pontos positivos do dia, as tentações ou fraquezas enfrentadas e o que você quer tentar melhorar amanhã. Assim, quando você pensar em desistir, o amigo entra em ação e impede que você fuja do seu objetivo. Força, menina!

14. Aposte nos pratos menores

Servir as refeições em pratos menores pode ser uma boa estratégia para enganar nossas mentes. Colocar o hábito em prática faz com que o cérebro acredite que você comendo mais.

15. Seja paciente e realista

Emagrecer não é um processo rápido. Por isso, é preciso olhar para além da balança e enxerga as mudanças positivas que estão acontecendo com o seu corpo: suas roupas antigas voltaram a servir? Você está caminhado por mais tempo? Você parou de tomar alguns remédios? Ponto positivo para a mudança de hábitos.

16. E finalmente... Trate-se com compaixão

Antes de comer, pergunte-se: o que você realmente precisa e o que o alimento vai proporcionar? Você precisa comer porque está com fome ou porque está chateada? Descubra quais são suas necessidades. Assim, você evita o exagero.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento