Fitness

A hora é agora: sete dicas para entrar em forma antes do verão

O professor de musculação Carlos Magno garante que é possível "fazer as pazes" com a balança nos próximos três meses

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

 Quer entrar em formar para aproveitar o verão? O professor de musculação Carlos Magno, da Ecofit Club, garante que é possível "fazer as pazes" com a balança antes de começar a estação mais quente do ano. Para te ajudar nessa missão, ele listou sete itens que não podem faltar na sua rotina nos próximos três meses. Confira:

Foto: reprodução
1- Busque qualidade e não quantidade
Você precisa consultar profissionais qualificados. Um professor (a) de educação física e um (a) nutricionista devem fazer parte da sua vida. Dessa forma, você terá um plano de treino e alimentação voltados para suas necessidades e objetivos.

Carlos Magno explicou que os profissionais irão te orientar após uma análise detalhada, que leva em consideração a rotina, o trabalho, o lazer, as medidas corpóreas, etc.

2- Mova-se
Você tem 90 dias. Se o objetivo é conseguir resultado em pouco tempo, é preciso se dedicar. Reserve de 30 a 60 minutos do seu dia à prática de exercícios físicos.

3- O que não se deve fazer
Seguir dietas e treinos de terceiros não é recomendável, pois aí entra o conceito da individualidade biológica, já que cada pessoa possui necessidades particulares. Somos seres que respondem a mesmos estímulos de formas diferentes.
 
4- Defina metas alcançáveis

É legal definir um objetivo desafiador, mas realista e respeitando a sua individualidade. Juntamente com seu professor, trace metas de curto, médio e longo prazo para alcançar os resultados esperados, definindo a duração da sessão de treino e tipos de protocolos a serem seguidos, dias da semana e descansos entre uma sessão e outra.



5- Nada de radicalismo
Não busque resultados a qualquer custo. Vise a qualidade com que chegará ao objetivo. "A construção de um corpo em forma requer a substituição de hábitos ruins ou viciosos por outros mais saudáveis. Soluções rápidas demais, a qualquer custo, pode trazer complicações sérias, como lesões, distúrbios alimentares e mesmo o efeito rebote, que consiste na volta do estado que estava antes de iniciar o processo ou até mesmo no aumento do peso", explicou o profissional. Ele também reforçou que o indivíduo precisa respeitar seus limites físicos e mentais.

6- Varie as atividades e faça o que te dá prazer
É importante que procure atividades diversas, para tornar mais agradável a busca pelos objetivos. "Vivenciando diferentes modalidades, como musculação, ginástica, lutas, dança ou esportes em geral, é maior a chance de encontrar aquilo que mais tem a ver com o seu perfil. É fato que quando fazemos aquilo que temos afinidade a tendência de continuarmos focado no resultado é maior", aconselhou Carlos Magno.

7- Mantenha o foco e programe-se para o próximo verão

Já que você está motivado, treinando regularmente e vendo resultados, por que não se programar para incluir de vez os exercícios na rotina e não precisar correr atrás do prejuízo no próximo ano? Praticar atividade física e cuidar da alimentação vai além da estética. É um cuidado com o seu corpo, com a sua mente, proporcionando saúde e longevidade, com qualidade de vida e bem estar.