Fitness

Ainda dá tempo de entrar em forma? Veja dicas poderosas para eliminar os quilinhos extra

O segredo para obter resultados satisfatórios em pouco tempo está na combinação de alimentação regrada e treino adequado

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Faltam pouco mais de 30 dias para o verão chegar. Para quem investiu em meses de treino e alimentação regrada, a sensação de bem-estar com o corpo chegou. Mas, para aqueles que não conseguiram inserir no cotidiano uma rotina fitness, nem tudo está perdido. O master trainer Giuliano Cangiani garante que ainda tem como entrar em forma.

“O jeito é investir em uma modalidade de alta intensidade, que em até 60 minutos de treino, 3 vezes por semana, será possível ter o corpo mais definido em 28 dias”, ressalta.

Foto: divulgação
O segredo para obter resultados satisfatórios em pouco tempo está na combinação de alimentação regrada e treino adequado. Escolher uma atividade física completa é fundamental. “O objetivo de um treino de HITT, por exemplo, é manter o batimento cardíaco elevado, otimizando a queima de calorias durante e após o treino - chamado de efeito EPOC, quando o organismo continua trabalhando após a atividade física, por conta da alta intensidade”, explica o especialista.

Giuliano Cangiani listou algumas dicas para quem quer dar o start no Projeto Verão e entrar em forma em poucos dias. Confira:

1. Comece!
Não perca tempo lamentando que não começou a rotina de vida saudável no início do ano. Foque no que é possível fazer agora. Nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis que irão beneficiar a sua saúde.

2. Escolha uma atividade física que combine com você
Optar por um treino completo é fundamental, mas é essencial que seja prazeroso. Só assim o “projeto verão” vira uma rotina. Analise quais exercícios têm mais a ver com você. Eles vão te estimular a sair de casa para treinar.

3. Preze pelos exercícios de alta intensidade
Os treinamentos funcionais, que utilizam o peso do próprio corpo, podem auxiliar no processo de definição e emagrecimento em curto prazo. Agachamentos com explosões e saltos, por exemplo, são exercícios que ativam o sistema cardiorrespiratório, melhorando a resistência do corpo e mantendo o metabolismo acelerado, proporcionando a queima de gordura.



4. Treinamento completo
Na correria do dia a dia, é natural não encontrar tanto tempo livre na agenda para treinar, especialmente no final do ano. Não é todo mundo que consegue passar horas na academia diariamente. Se você quer resultados rápidos, é importante pensar em uma modalidade que exercite o corpo todo em poucos minutos. Assim, é possível ter todos os grupos musculares trabalhados em uma única aula.

5. Não dispense os especialistas
Treinar sozinho ou seguir uma dieta sem ter o auxílio de profissionais adequados não é o melhor caminho. É fundamental ser acompanhado por um nutricionista e outros médicos que possam avaliar a evolução do praticante de esportes, evitando qualquer lesão. O instrutor nas academias também tem papel importante, uma vez que está acompanhando de perto o aluno, desde a postura para executar os movimentos - evitando lesões - e toda a sua evolução.