Fitness

Aprenda a incorporar exercícios físicos no seu dia só com o seu corpo

Atleta ensina maneiras de não depender de equipamentos de academia para fazer seus treinos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A mensalidade de academia nem sempre é viável para todo mundo. Isso torna a prática de exercício físico mais distante e desestimulante. No entanto, é possível realizar treinos sem usar nenhum tipo de equipamento e, ainda assim, focar no processo de hipertrofia ou emagrecimento.

A atleta e musa fitness Sue Lasmar aponta que exercícios que usam o peso do próprio corpo são ideias para esse cenário, além de apresentar um grau de eficiência semelhante ou até superior ao de outras práticas. “São os chamados exercícios calistênicos, que trabalham não apenas a parte muscular como a aeróbica, de uma forma que exercitam todo o corpo por meio de exercícios combinados. Agachamentos, flexões e abdominais são alguns exemplos de ótimos exercícios nessa modalidade”, explica. 

Sue também ressalta que o processo pode ser um pouco mais demorado do que seria em uma academia, mas traz resultados. “Outros fatores como velocidade do movimento, número de pausas e intensidade da execução em cada sessão contam para esse ganho de massa magra. Além disso o metabolismo individual influencia no tempo que será necessário para que a hipertrofia aconteça. De qualquer forma, realizar movimentos lentos e sustentados contribuem mais para esse processo”, garante.