Fitness

Atividades físicas: ombro em risco na pandemia

Cresce número de lesões no ombro pelas atividades físicas desenvolvidas sem acompanhamento técnico

Redação Dino

Com a pandemia, a rotina de todos mudou. Estar em casa se tornou um hábito e a busca por atividade física, longe das academias vem sendo frequente, seja pela reabertura e fechamento constante das academias, seja pela necessidade de isolamento por ser fator de risco para a Covid-19. Tem-se observado um número crescente de lesões no ombro pelas atividades desenvolvidas sem acompanhamento técnico.

Com o acesso fácil a vídeos na internet, muitos acreditam que podem fazer os mesmos exercícios em casa. Porém o risco para as articulações é enorme. Exercícios que parecem fáceis de fazer podem ser prejudiciais, causando rupturas de tendões do ombro. Atividades que usam o peso do corpo, como flexão de barra, flexão de solo e exercícios para tríceps usando bancos ou cadeiras são os principais causadores de lesões, devendo ser evitados. Além disso, é frequente usar muito mais peso do que o indicado, fazendo de forma incorreta, sobrecarregando coluna, cotovelo, punhos e ombro. Ou seja, o que era para trazer benefícios, traz prejuízos dolorosos.

Atividade física é importante e deve ser feita, porém os cuidados devem ser redobrados para que o resultado seja o melhor possível dentro das limitações que a pandemia trouxe no cotidiano das pessoas.

- Não usar muito peso, o condicionamento deve ser bem leve, nada de borracha ou elástico muito rígido, o fato de colocar muito peso vai sobrecarregando a musculatura e também as articulações, principalmente se fizer o exercício de forma incorreta.

- O aquecimento é fundamental, é aí que anuncia ao corpo que ele vai passar por um exercício físico, por uma atividade. Por isso, é importante e indispensável fazer o aquecimento.

- Outro ponto é saber em qual estágio a pessoa está na academia e a finalidade da atividade se é uma pessoa que está iniciando, se quer perder peso, ou é um aluno que não quer perder o músculo que levou bastante tempo para conseguir adquirir.

- Deve-se considerar também a idade da pessoa, isso tudo vai fazer diferença e deve ser pensado antes de uma atividade física.