Fitness

Auxílio na dieta: confira cinco motivos para consumir aveia

O alimento também é conhecido por ser rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, ferro e proteínas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Início de semana é sempre bom para começar uma nova dieta, não é? A aveia é um excelente nutriente, que provoca saciedade e faz com que não exagere nas refeições. De acordo com o site Alelo Comer Bem, o alimento também é conhecido por ser rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, ferro e proteínas. Confira cinco motivos para inserir a aveia na sua alimentação:

1- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Este benefício se justifica pelo fato da aveia ser rica em fibras que absorvem água e têm a capacidade de formar um gel. Nessa condição, o próprio organismo reduz a absorção de gorduras em geral e também de colesterol, o que contribui para o controle do colesterol no sangue.

2- Devido ao seu perfil nutricional, a aveia é um alimento que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, também chamada, glicemia. As fibras da aveia aumentam o tempo de digestão e absorção dos alimentos, evitando assim picos de açúcar no, o que é benéfico não apenas para diabéticos ou pessoas que apresentam resistência à insulina, e sim para todos.

3- Pode ajudar no controle da ingestão alimentar e, consequentemente, no controle do ganho de peso. Por ser uma importante fonte de fibras, a aveia promove maior sensação de saciedade, o que pode reduzir a fome e, dessa forma, ajudar a controlar o valor calórico total das refeições. Além disso, sabe-se que uma refeição rica em fibras pode reduzir de forma importante a absorção de gorduras, contribuindo para uma redução no valor energético diário.


4- Contribui com o bom funcionamento do intestino. Como a aveia é rica em fibras, principalmente as solúveis, o bolo fecal é aumentado por meio da absorção de água, o que melhora o trânsito intestinal. Vale lembrar que, para conseguir estes bons resultados, uma ingestão adequada de água e líquidos é fundamental;

5- A aveia é um alimento muito versátil, de baixo custo e que pode ser encontrada sob a forma de flocos, flocos finos e farinha, principalmente. Além disso, combina muito bem no preparo de biscoitos, mingau, misturada a frutas e mel ou ingredientes de sopas, caldos, tortas salgadas e doces, bolos e pães.