Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Cinco alimentos que você está comendo errado

Os erros fazem parte do cotidiano de qualquer um, mas nem sempre as pessoas se dão conta

• 02/11/2014 às 8:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 8:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Vegetais: Ótimo aliados por serem antioxidantes, eles retardam o envelhecimento da pele e ajudam a tonificar os músculos. Mas muita gente prepara os alimentos de forma equivocada. Ao cozinhar o brócolis por exemplo, se elimina os nutrientes que ajudam a combater o câncer. Além dos brócolis, temos também outros vegetais, como a couve e a rúcula que possuem um composto chamado sulforano, grandes amigos da saúde e da boa forma. De acordo com estudos da Universidade de Ilionois, o cozimento 'mata' os nutrientes que combatem o câncer, retardam o envelhecimento da pele e fortalecem os músculos. A solução? Preparar por 3-4 minutos no vapor.
Morangos - O erro é cortá-los antes de comer. O ideal é comer a fruta inteira que contém 8 a 12 por cento a mais de Vitamina C do que ela em pedaõs. O estudo é brasileiro, de 2011. A explicação é que a vitamina começa a desaparecer quando exposto à luz e ao oxigênio. O morango deve ser preservado em lugares frios, de preferência congelados, para manter seus nutrientes, a exemplo da vitamina C, de acordo com o estudo.
Vinho - Algumas pessoas abrem a garrafa e antes de beber deixa o vinho "respirar". Errado. O ideal é beber o vinho do recipiente recém-aberto. Um estudo chinês de 2012, afirma que ao abrir a garrafa e deixar 'respirar' (decantar) por período de tempo de até 12 horas, fazem os ácidos orgânicos e os polifenóis 'quebrarem'. Bebendo "imediatamente" um copo de tinto ajudará a diminuir a depressão, aumenta a testosterona (ótimo para os músculos) e proporcionará um coração mais saudável.
Tomate - Um erro é comer cru. O ideal é aquecê-lo antes de consumir. Os tomates aquecidos aumentam os níveis de licopeno, substância antioxidante. O estudo recente publicado no British Jornal of Nutrition, revelou que as pessoas que comem o alimento cru estavam com deficiência do componente. A orientação é aquecer com um pouco de azeite, já que o licopeno é solúvel em gordura. Então ao ingerir o tomate aquecido com o azeite, seu corpo terá gordura para ajuda na absorção correta do nutriente.
Produtos Congelados - Comer alimentos frescos é mais saudavel. A afirmação é desmentida por cientistas britânicos que descobriram exceções para dois casos: frutas e legumes. Eles embalados e congelados desenvolvem um nível mais alto de antioxidantes, como polifenóis, vitamina C e betacaroteno. Se tirar do pé e comer está valendo, do contrário a orientação é congelar, pois preservam os nutrientes originais.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde