Fitness

Cinco razões para começar a comer grão-de-bico hoje

O consumo dessa leguminosa traz vários benefícios para saúde e boa forma

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está pretendendo melhorar a alimentação? Você precisa incluir leguminosas na sua dieta. Elas são ricas em proteínas, minerais, ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Uma opção de leguminosa é o grão-de-bico.

Foto: reprodução

O grão-de-bico pode ser utilizado para preparar saladas, sopas e até sobremesas. O consumo dessa leguminosa traz vários benefícios para saúde e boa forma. Confira cinco benefícios:

1- Fortalece os ossos: essa leguminosa é rica em nutrientes (cálcio, fósforo e vitamina K) que fortalecem a estrutura óssea, prevenindo fraturas e até doenças.

2- Emagrecimento: o grão-de-bico tem proteínas e fibras, o que compensa as calorias gastas durante atividades físicas e ainda contribui para saciedade e, por consequência, redução do consumo alimentar.

3- Controla diabetes: de acordo com um estudo da The American Journal of Clinical Nutrition, a leguminosa ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. O consumo retarda a absorção de carboidratos, o que impede picos de açúcar no sangue.



4- Ganho de massa muscular:
o grão-de-bico é uma ótima opção de pós-treino. A presença de proteína, amido e ferro na sua composição contribuem para reconstrução muscular. Além disso, a leguminosa aumenta a disposição para praticar atividades físicas.

5- Regulação do intestino: a presença das fibras em sua composição facilita o processo digestivo, previne a prisão de ventre e até previne a síndrome do intestino irritável.