Fitness

Como emagrecer 5kg em uma semana? Entenda o funcionamento e os riscos da dieta Dukan

"Toda estratégia que promove déficit calórico gera perda de peso", garantiu o nutricionista Lucas Santana

Lívia Oliveira* (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Você é daqueles que sempre procura novas dietas para emagrecer? Já ouviu falar da dieta Dukan que  promete perda de 5kg apenas na primeira semana? O método de emagrecimento, que foi criado pelo médico francês Pierre Dukan, consiste em uma drástica redução do consumo de carboidratos ao longo do dia.

O autor da dieta Dukan define que o carboidrato deve ser substituído pelo aumento do consumo de proteínas e lipídios. O método é dividido em quatro fases: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilidade.

Foto: reprodução

A primeira fase promete emagrecimento de 5 kg entre três e sete dias. A pessoa deve investir no consumo de proteínas e vetar fontes de carboidratos, frutas e doces. Carnes magras (grelhadas, assadas ou cozidas), ovos cozidos, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage, peito de peru e aveia são os alimentos permitidos no cardápio alimentar.

Na fase de cruzeiro, a pessoa pode incluir os legumes e verduras (crus ou cozidos em água e sal) na dieta. É permitido consumir tomate, pepino, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha. Para o "sucesso" da segunda fase, é preciso intercalar um dia comendo só proteína e no outro proteína, legumes e verduras. O tempo dessa etapa depende da perda de peso desejada e dos resultados alcançados.

A terceira fase permite incrementar até duas porções de fruta por dia na dieta e pequenas quantidades de carboidratos, além dos alimentos das fases anteriores.  Pão, arroz e macarrão precisam ser integrais. A duração da consolidação depende dos quilos perdidos pela pessoa, sendo dez dias para cada quilo que se foi. Logo, se perdeu 7 kg, ela terá duração de 70 dias.

Na fase de estabilidade, o objetivo é manter a conquista. A pessoa pode ter uma alimentação normal com a obrigação de manter um dia na semana apenas para consumir proteína. É recomendado a preferência por alimentos integrais.

O que os especialistas acham dessa dieta?
O nutricionista Lucas Santana explica que é possível emagrecer com a dieta Dukan. "Toda estratégia que promove déficit calórico gera perda de peso. Mas, o problema não é perder peso em si e sim a manutenção do peso perdido".

Uma dieta com restrições alimentares pode trazer prejuízos à saúde. "A alimentação adequada precisa ter a devida relação entre o consumo de proteínas e carboidratos", alertou o nutricionista.

Riscos
Lucas Santana listou alguns riscos desse tipo de dieta. "A redução dos carboidratos pode prejudicar a ingestão de fibras no organismo, afetar a flora intestinal, promover o reganho do peso e ainda contribuir para o desenvolvimento de compulsões alimentares, já que ao passar longos períodos sem comer algo a tendência é querer compensar o tempo perdido".

O especialista ainda indicou que não existe nenhum estudo científico sobre a redução do consumo de frutas e verduras, afinal elas estão associadas ao bom funcionamento do organismo e até mesmo a prevenção de doenças.



Dica do nutricionista
"Na alimentação, tudo depende do como, quanto e quando consumir. As pessoas não engordaram em 20 dias e não tem porque querer perder tudo de uma vez, pois é insustentável. O ideal é um processo de mudança de hábitos constante". Lucas ainda garantiu que a chave para emagrecer é a reeducação alimentar em conjunto com a prática de exercício físico.

*Sob supervisão de Isadora Sodré