Fitness

Confira cinco sugestões sobre o que comer no pré-treino

É importante entender também o que o corpo precisa durante as atividades

- Atualizada em

efit

É Fit! Estilo de vida Que a alimentação é fundamental para o alcance do resultado isso é claro. Para quem quer emagrecer, engordar, enfim, ganhar ou perder precisa estar atento ao que se come. Não adianta se acabar na academia sem fazer o ciclo perfeito: treinar, comer e descansar. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que comer no pré-treino. Uma conversa com a nutricionista funcional, Beatriz Soares, deu o caminho das pedras. “É importante lembrar que cada organismo tem uma necessidade. Por isso não posso dar as quantidades de cada refeição. Mas com essas indicações já dá para ter uma ideia do que o corpo precisa”, explicou.Antes dos exemplos de pré-treinos é importante entender o que o corpo precisa durante as atividades. “Durante os exercícios físicos, precisamos de carboidratos complexos, aqueles com Baixo Índice Glicêmico (BIG), e que podem ser encontrados em pães, massas e arroz integrais, além das raízes, como batata doce, mandioquinha, aipim e inhame.” Esses alimentos são consumidos pelo organismo aos poucos, ao longo do treino, controla a insulina e faz com que você tenha disposição para finalizar sem ¨zica¨. Um pouco de proteína também ajuda. Isso porque ela consegue aumentar a taxa metabólica em até 8%. Durante o treino o metabolismo não é tão acelerado, mas após se transforma em um trem bala. Ou seja, pelas próximas 24 horas seu corpo estará acelerado e portanto queimando gordura, por isso suas reservas de proteínas precisam ser suficientes para queimar a gordura e não o músculo.Algumas informações importantes:

– Se alimente 1h antes do treino para que os nutrientes tenham tempo de serem absorvidos

– Mesmo quando o foco é o emagrecimento, a ingestão de carboidratos é importante. Mas o ideal é procurar um profissional para direcionar as quantidades necessárias. Então vamos às sugestões, lembrando que cada caso é um caso e depende do objetivo de cada um.Seguem algumas dicas de pré-treino:


Sugestão 12 fatias de pão integral

1 ovo mexido ou frango desfiado

1 fatia queijo branco ou 1 colher de sopa rasa requeijão light ou 1 fatia mussarela de búfala + tomate + alface)

1 copo 300 ml suco de fruta laranja, uva ou melanciaSugestão 21 copo de salada de frutas (laranja, melão, maçã, banana ou mamão)

2 colheres de sopa de granola e mel

1 fatia de queijo de búfalaSugestão 31 copo de iogurte desnatado

2 colheres de sopa de granola

frutas secas tipo damasco ou ameixa preta ou uva passaSugestão 4

1 banana prata amassada

4 colheres de sopa aveia1 colher de sobremesa de mel

1 fatia de queijo magroSugestão 5

1 copo de vitamina ( 300 ml de leite de soja ou leite de arroz com 1 banana ou ½ mamão papaia +1 colher de sobremesa de mel + 2 colheres de aveia ou chia)

4 a 6 nozes ou castanhas ou amêndoas.