Fitness

Confira seis dicas para ganhar massa muscular

Levantamento de peso é um dos tipos mais comuns de atividade física que promove o o estímulo localizado de músculos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
O aumento da massa muscular não está associado à queima de gordura. São processos diferentes. O crescimento da massa muscular ocorre dentro das células do músculo.


Em entrevista à Veja,  o fisiologista da Unifesp Turíbio Leite de Barros, explica que  todas as pessoas têm condições de aumentar a massa muscular, mas não na mesma intensidade. "Existem diferenças genéticas que aumentam ou diminuem a propensão a ganhar músculos. A genética de cada um leva a resultados diferentes, mesmo que dois indivíduos sigam o mesmo programa de atividades", diz.

 Confira a seguir seis dicas para ajudar no seu aumento de massa muscular:



1) Faça algum tipo musculação


 O levantamento de peso é um dos tipos mais comuns de atividade física que promove o o estímulo localizado de músculos. A corrida, por exemplo, é um exercício aeróbico, mas que fortalece a musculatura dos membros inferiores. Em entrevista à Veja, Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp e fisiologista do Instituto Vita, explica que musculação é um termo genérico que significa qualquer atividade que promova um estímulo de grupos musculares.

2) Evite exercícios aeróbicos antes dos musculares

Se a prioridade é ganhar massa muscular, o ideal é fazer o treino de força antes ou intercalado com os exercícios aeróbicos, como a corrida. A pessoa terá mais energia para puxar peso se começar pela musculação. Quando for para a esteira, estará com o corpo aquecido, com maior queima de calorias e gorduras. Se ela fizer o contrário, o corpo vai demorar mais para começar a queimar calorias no exercício aeróbico e ficará mais cansado para o treino de musculação, de modo que o rendimento será pior.


3)Varie os exercícios

Como o nosso organismo sempre trabalha de uma forma mais confortável para ele, é necessário sair da zona de conforto, do contrário, os músculos não crescem. Dicas valiosas são: aumentar o peso  dos exercícios e trocar o tipo de atividade para um grupo muscular.


4) Dê descanso ao músculo
Embora a prática de atividade física tenha de ser frequente, o mesmo grupo muscular não deve ser exercitado dois dias seguidos. A musculação causa microlesões no músculo. O dia de descanso é importante para que a proteína chegue ao músculo e o regenere, levando ao aumento da massa muscular.


5) Alimente-se adequadamente

Antes de iniciar,  da atividade física, carboidratos são bem-vindos, de preferência os complexos, como batata doce e pão integral, não o açúcar simples. Depois do exercício, o corpo precisa repor a energia que gastou com mais carboidrato, e restaurar a integridade do músculo, função exercida pela proteína. Para quem deseja aumentar r a massa muscular é indicado aumentar a ingestão de proteína e   evitar gordura, açúcar e sal.

6) Comece aos poucos

Pessoas que não estão acostumadas a praticar musculação não devem iniciar um treino de hipertrofia de imediato, por mais que o objetivo seja ganhar massa muscular. Inicialmente, é preciso faz mais repetições com uma quantidade menor de peso.