Fitness

Conheça as vitaminas que farão toda a diferença no seu treino

As principais vitaminas para que seu esforço físico tenha resultados completos, com mais rapidez e eficiência

Tatiane Sacramento (tatiane.sacramento@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
As vitaminas podem ser encontradas em diversos alimentos

Grandes parceiras de treino, as vitaminas têm seu papel estratégico em busca de resultados eficientes e duradouros. Alguns optam por tomá-las em comprimidos, outros nos alimentos que contêm os nutrientes. Aqui as principais vitaminas para ajudar a potencializar ainda mais o seu treino. Não se esqueça delas na busca da boa forma física. Vitamina A
Ela é essencial para o fortalecimento dos ossos. Então para você que pratica esportes, o importante é saber que você precisa consumir Vitamina A. Ela também beneficia os dentes, protege a pele contra radicais livres. Ela pode ser encontrada em alimentos como o fígado, leite e derivados, ovos (gema) e peixe. A de origem vegetal está presente no azeite de dendê, frutas e vegetais amarelos e laranjas, além das folhas verdes escuras. 

Vitamina C
Imagine ficar gripado, resfriado ou adquirir qualquer outra doença e ter que parar de treinar e perder todo tônus muscular?! Quando isso acontece pode ser baixa imunidade e a vitamina C pode ser um grande aliado para prevenir doenças e aumentar as defesas do sistema imunológico. Ela pode ser encontrada em alimentos como acerola, goiabada, caju e Kiwi.  

Vitamina D
Tome sol, com protetor solar e antes das 10h, alimente-se bem e pratique exercícios e tenha ossos saudáveis. A luz do sol é o principal fonte do nutriente. Alguns alimentos também dão uma força, como óleo de fígado de bacalhau,gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como salmão, arenque e cavala.

Vitamina E
Essa é essencial para que tem atividade física intensa de corridas e aeróbica. É um antioxidante potente e fortalece a imunidade. Ele é poderoso na cicatrização de lesões (inclusive as causadas pela musculação), protege contra doenças crônicas como Parkinson, Alzheimer e câncer, e contribui para a fertilidade. Ela pode ser encontrada nos vegetais verde-escuros, sementes oleaginosas, óleos vegetais, nos grãos inteiros e no gérmen de trigo. 

Vitamina K
Ajuda no equilíbrio do corpo e contribui com a coagulação sanguínea dos ferimentos. Está nos vegetais de folhas verde-escuras (espinafre, brócolis, repolho, alface).  


Veja também:

Chá verde ajuda a perder 5kg em 15 dias, mas não só isso

Dieta sem segredo: cinco dicas para ler os rótulos dos alimentos

Receita fit de gelado de limão: fácil, saborosa e sem creme de leite

Sal sem sódio: Anvisa aprova nova categoria de alimento funcional