Fitness

Conheça três erros que diminuem o metabolismo e dificultam o emagrecimento

Dormir menos horas não só diminui o metabolismo como aumenta o apetite

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Tem dificuldade para emagrecer? Algumas escolhas equivocadas acabam prejudicando o processo de emagrecimento, seja adotar dietas milagrosas ou mesmo ficar muitas horas deitado sem fazer nada. Pensando nisso, o site Tua Saúde, separou três grandes erros diminuem o metabolismo e não ajudam a emagrecer Confira:

1. Comer pouco

Muitas vezes para emagrecer se reduz muito as calorias ingeridas por muito tempo, mas com isso o corpo entra em "estado de emergência" e economiza calorias, tornando o processo de emagrecimento mais lento, sem contar que também entra menos nutrientes importantes que deixam a pele, cabelo, pele e unhas feias e fracas. Além disso, o volume fecal também diminui muito e o intestino tende a diminuir os seus movimentos, piorando a prisão de ventre.

2. Dormir pouco

Dormir menos horas do que você precisa não só diminui o metabolismo à longo prazo, como aumenta o apetite, o que torna mais difícil resistir à tentação de uma sobremesa mais apetitosa ou de simplesmente manter a dieta.

É natural que a irritação e o desânimo tomem o controle da situação quando se está muito cansado, por isso saiba como programar uma boa noite de sono clicando aqui.

3. Ver muita TV 

Na verdade não se trata da televisão, do computador ou do celular, mas do tempo que se passa sentado ou deitado sem fazer mais nada. Esse hábito diminui muito o seu gasto energético e isso com o tempo faz com que o seu corpo se ajuste a isso, e a vontade de praticar uma atividade naquele período diminui cada vez mais e aí a preguiça se instala.

Uma boa técnica para contrariar isso além de limitar o tempo de assistir televisão, é levantar do sofá em todos os intervalos ou a cada 20 minutos, ou levar para frente da televisão um trabalho manual que se possa fazer como dobrar a roupa ou as sacolinhas plásticas bagunçadas. 

Seu metabolismo envolve todas as funções que seu corpo precisa fazer para manter todos órgãos funcionando desde o coração ao cérebro. Isso inclui o uso das gorduras como fonte de energia e a sua economia faz a gordura localizada aumentar e ainda diminui a velocidade do emagrecimento e do aumento da massa muscular.