Fitness

Deseja perder uns quilinhos? Confira os 10 melhores exercícios para emagrecer

Musculação é uma das principais atividades indicadas para quem quer perder peso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer emagrecer e não sabe por onde começar? O ideal é escolher exercícios que gastam muitas calorias em pouco tempo, como a corrida e a natação. Além disso, é preciso procurar o auxílio de um profissional para melhorar a alimentação. Para te ajudar a escolher os melhores exercícios, o site Minha Vida separou uma lista com 10 opções. Confira:

1. Musculação
A musculação é uma das principais atividades para quem quer perder peso, pois a partir da sua prática regular, é possível aumentar a massa muscular, bem como a resistência, força e flexibilidade. Quanto mais massa muscular, maior é a capacidade da pessoa de gastar calorias em repouso, favorecendo, portanto, o emagrecimento. No entanto, para que isso aconteça, é importante que os treinos sejam regulares e que a pessoa siga uma alimentação equilibrada e saudável.

2. Treino HIIT
O treino HIIT, ou High Intensity Interval Training, corresponde a um conjunto de exercícios que devem ser realizados em alta intensidade com o objetivo de acelerar o metabolismo e promover a queima de maior quantidade de gordura possível. Os exercícios são realizados de forma intensa para elevar bastante os batimentos cardíacos e por isso é mais indicado para quem já pratica algum tipo de atividade física, embora existam treinos de HIIT para iniciantes, mas que consistem em numa série de exercícios mais fáceis.

3. Treino de Crossfit
O treino de crossfit também é bastante intenso e exige maior capacidade cardiorrespiratória, já que o treino é realizado em circuito com alta intensidade e com pouco tempo de descanso entre os exercícios, e mobilidade das articulações, sendo, por isso, mais indicado para pessoas que estão mais habituadas a frequentar a academia. Nesse tipo de treino são usados pesos diferentes, cordas, pneus e muitas vezes os exercícios são realizados, fora da academia ou ao ar livre.

4. Aulas de Dança
As aulas de dança correspondem a uma forma dinâmica de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer e tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade e se divertir, além de também ser uma ótima forma de queimar calorias e perder peso.

5. Muay Thai
O Muay Thai é uma atividade física bastante intensa e completa, pois utiliza vários grupos musculares e exige preparo físico. Os treinos de Muay Thai são bastante intensos e promovem a melhora da capacidade cardiorrespiratória e condicionamento físico, fortalecimento e resistência muscular, além de melhorar a auto-estima.

6. Spinning
As aulas de spinning são feitas em diferentes intensidades, mas sempre em cima de uma bicicleta. Essas aulas, além e promoverem grande gasto de calorias e promoverem o emagrecimento, também promovem o fortalecimento dos músculos, a queima de gordura das pernas e a melhora da resistência cardiorrespiratória.

7.  Natação
A natação é um exercício completo, pois além de promover melhor condicionamento físico, ainda é capar de fortalecer os músculos e promover a queima de gordura. Ainda que as braçadas não sejam muito fortes para chegar ao outro lado da piscina mais rápido, é preciso um esforço constante, com poucos períodos de parada. 

8. Hidroginástica
A hidroginástica também é ótima para emagrecer e melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Como a água relaxa a tendência é ir diminuindo o ritmo, mas se deseja emagrecer, o ideal é estar numa turma com este mesmo propósito, porque fazer exercícios num ritmo para idosos se manterem saudáveis, pode não ser suficiente para queimar gordura.

9. Corrida 
Os treinos de corrida são excelentes para promover o gasto calórico e a queima de gordura, podendo ser feito tanto na academia quanto ao ar livre. É importante que a corrida seja feita sempre num mesmo ritmo e, de preferência, de forma intensa. Pode-se começar num ritmo mais lento, na esteira ou ao ar livre, mas à cada semana é preciso ir aumentando a intensidade para alcançar melhores objetivos.

10. Body pump
As aulas de body pump são uma excelente forma de queimar gordura porque é feita com pesos e step, trabalhando os principais grupos musculares, o que promove o seu fortalecimento e aumento da resistência, além de melhorar também a capacidade cardiorrespiratória, já que exige maior condicionamento físico para realização dos exercícios.