Fitness

Dia do Educador Físico: veja treino de 30 minutos para emagrecer e tonificar músculos

"É uma aula inteira sem pausas com exercícios que trabalham: membros inferiores, membros superiores, glúteos, abdômen e core", explicou a Master Trainer Anna Kobe

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, que é celebrado neste domingo (1°), que tal aprender um pouco sobre um treino que queima calorias e tonifica os músculos em 30 minutos? Essa é a proposta do Strong30, que é uma versão reduzida da aula convencional de Strong by Zumba.

Kelly Key é adepta do treino Strong30 (Foto: reprodução)
O treino reúne movimentos inspirados em artes marciais, pliométricos e funcionais, sincronizados a cada batida da música, o que ajuda o aluno a ultrapassar os seus limites. 

"É uma aula inteira sem pausas, que trabalha o sistema cardiorrespiratório em exercícios que trabalham: membros inferiores, membros superiores, glúteos, abdômen e core. Vale ressaltar que mesmo reduzindo pela metade do tempo do treino oficial a intensidade continua sendo a mesma”, explicou Anna Kobe, Master Trainer de Strong by Zumba.

O Master Trainer Giuliano Cangiani contou que o Strong30 foi criado para quem tem uma vida corrida e que não consegue ter mais de 30 minutos disponíveis para se exercitar.

A cantora Kelly Key já aderiu o treinamento. “Cantar e dançar exige muita disposição e por isso decidi complementar minha rotina de treinos com Strong 30. Uma modalidade que melhora a minha resistência, me deixa mais sequinha e muito mais forte para meus shows”, desabafou.

Os especialistas listaram alguns exercícios que compõem o Strong30. Confira:

1. Lunge ou avanço
Foto: divulgação
Exercício focado nos membros inferiores. É um intensivo para quadríceps, gêmeos, glúteos e bíceps femorais. “É importante tomar cuidado na execução: nunca deixar o joelho à frente do pé”, alerta Anna.

2. Sumo Jumps Squat ou Agachamento Sumô com Salto
Foto: divulgação
Também trabalha os membros inferiores, em especial a parte interna de coxa. É uma combinação com saltos, onde o metabolismo é ativado, sendo um ótimo exercício para queima de gordura e tonificação muscular. “Para realizar o Sumô Jumps Squat, mantenha as pernas abertas, com os pés virados para fora, de modo que eles fiquem alinhados aos joelhos, sempre acompanhando com saltos”, explica Giuliano.

3. Jumps ou Saltos
Foto: divulgação
"São exercícios pliométricos, ou seja, há explosões e saltos. São considerados de alto impacto, excelentes para ativar o sistema cardiorrespiratório e aumentar a resistência. A Master Trainer dá uma dica importante: “há combinações que podem ser adotadas, como o salto com agachamento ou saltos com movimento dos membros superiores, sem perder o ritmo e velocidade”.

Gostou desse treino? Consulte um profissional de educação física para saber se é possível adequá-lo à sua realidade.



Fontes:

Giuliano Cangian - educador físico; professor na Rede de Academia Body Tech e master trainer na empresa Zumba Fitness.

Anna Kobe - educaddora física e master trainer na empresa Zumba Fitness.