Fitness

Dieta: alimentos que não podem faltar na sua casa

São alimentos saudáveis e versáteis e que devem sempre estar em sua despensa

- Atualizada em

efit

É Fit! Estilo de vida No processo de emagrecimento saudável e ganho de massa magra é importante resistir às tentações. Aqui uma lista de alimentos que vai ajudar a te manter no foco e socorrer aqueles desesperados de fome. São alimentos saudáveis e versáteis e que devem sempre estar em sua despensa. Eles auxiliam e muito no processo de emagrecimento, aliado a uma dieta equilibrada, claro e exercícios físicos.

1. Vinagre Balsâmico

De origem italiana, o vinagre, assim como o vinho, é composto de antioxidantes e flavanoides. Elas ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Reduz o índice glicêmico e, além de todos esses benefícios, ele acelera o metabolismo pois auxilia na digestão. Ótimo para quem quer emagrecer. Consumo? Uma colher de sopa por dia em saladas e molhos em geral.


2. Azeite Extra Virgem de Oliva

São antioxidantes, ótimos para abaixar o colesterol ruim e aumentar o bom. Ricos em ácidos graxos, ajudam a diminuir a gordura do sangue, são verdadeiros depósitos de Vitamina E a recomendação é uma colher de sopa por dia.


3. Oleoginosas

Capaz de prevenir doenças cardiovasculares, as oleoginosas (castanhas, amêndoas, etc) favorecem o colesterol bom. Elas apresentam relevante quantidade de fibras e proteínas, promovem saciedade, tem uma série de vitaminas e nutrientes como cálcio, magnésio, dentre outros. Além do mais facilitam o transporte de nutrientes dentro do organismo.


4. Farinhas do Bem (Arroz, amêndoa, aveia, coco, linhaça, quinoa, amora, banana verde, etc)

Normalmente extraída da casca dos frutos, são excelentes para substituir a farinha de trigo em bolos, tortas, biscoitos, massas e outras receitas. Elas previnem o câncer e doenças cardiovasculares, fortalecem o organismo aumentando a imunidade, regulam o intestino e tem pouco carboidrato. O consumo está mais liberado que as farinhas comuns, mas também precisa ser usada com cautela, pois tem algo de açúcar, em especial a farinha de arroz.


5. Coco ralado ou em lascas

Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções virais, diabetes, auxilia no bom funcionamento do intestino e previne fungos, como os que provocam a candidíase oral. Como resultado você terá uma pele mais bonita, viçosa e saudável, com menos manchas e mais elástica. Misture a bolos, iogurtes, shakes, tapioca, frutas, etc. Observação importante: procure-os nas versões naturais, sem conservantes, normalmente vendidas em casas de produtos naturais.