Fitness

Dieta dos pontos: veja como emagrecer sem tirar as guloseimas da sua alimentação

O indivíduo pode comer de tudo, mas não pode passar da quantidade de pontos diária

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Seguir a dieta é quase sempre um desafio. Diminuir a quantidade de calorias diárias e excluir alguns alimentos do cardápio (pizzas, doces, salgadinhos, etc), na maioria das vezes, são as razões para as pessoas desistirem da dieta. Mas, a dieta dos pontos aparece como a solução para esse problema.

Essa estratégia alimentar, que foi desenvolvida pelo endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo, em 1970, permite ter um cardápio sem cortar itens gostosos da alimentação.

Foto: reprodução
Com base em dados pessoas do paciente (altura, peso, idade, gênero e a prática de atividade física), o profissional de nutrição desenvolve um plano alimentar em que as calorias dos alimentos são transformadas em pontuação - um ponto equivale a 3,6 calorias.

O indivíduo pode comer de tudo, mas não pode passar da quantidade de pontos diária. A dica é que a pessoa anote tudo que for comendo.  

Em entrevista ao UOL, a nutricionista Mariana Del Bosco explicou que é importante buscar a orientação de um profissional para fazer o controle calórico adequado.

Foto: reprodução
Ainda segundo informações do UOL, a recomendação é distribuir a pontuação permitida entre os grupos de nutrientes essenciais, sendo que entre 50% e 60% do total para carboidratos (165 a 198 pontos), de 10% a 15% para proteínas (de 33 a 55 pontos) e 30% para gorduras (até 99 pontos).

Para evitar prejuízos ao organismo, é essencial fazer combinações inteligentes dos alimentos durante as refeições, ou seja, priorizar alimentos saudáveis.

A dieta do ponto pode ser utilizada para auxiliar no emagrecimento desde que respeite a lógica do gastar mais calorias do que consome. A quantidade de quilos a menos varia para cada indivíduo, por isso não é possível dizer com precisão quantos quilos tem como emagrecer em x dias.

Dicas


1- Comece suas refeições comendo salada. As folhas e vários legumes não entram na contagem de pontos. Além disso, são fontes de fibra e importante para aumentar a sensação de saciedade.

2- Quando comer fritura você precisa multiplicar por três pontos a contagem de calorias. Para os alimentos empanados ou à milanesa, você multiplica o valor final por quatro.

3- Se esquecer de contar algum alimento ou refeição, você deve comer menos na próxima refeição para balancear os pontos.

4- É importante que você coma a cada três horas para que o metabolismo funcione adequadamente.



5- Mastigue os alimentos com calma

6- Para preparar as refeições, você já deve contar 15 pontos para a gordura usada para cozinhar (uma colher de chá rasa), seja óleo vegetal, azeite, manteiga ou margarina.

Veja a tabela de pontos
Foto: Emagreça na Saúde
Foto: Emagreça na Saúde