Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Dieta líquida para emagrecer rápido funciona?

Essa estratégia consiste em trocar refeições por bebidas (shakes, sucos, caldas e sopas)

Redação iBahia • 23/10/2019 às 0:01 • Atualizada em 27/08/2022 às 9:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Está focada (o) no projeto verão 2020? Uma opção é experimentar uma dieta diferente. A dieta líquida, que consiste em trocar refeições por bebidas (shakes, sucos, caldas e sopas), é muito usada por pessoas que desejam emagrecer. Em conversa com o portal UOL, profissionais de nutrição analisaram a estratégia de emagrecimento.

Foto: reprodução / Shutterstock

Como funciona

De acordo com informações do UOL, essa dieta é baseada em sucos de frutas e vegetais. A orientação é consumir de quatro a oito doses de suco por dia durante 3 ou 7 dias.

Outra possibilidade é substituir até quatro refeições do dia por líquidos para alcançar um consumo mínimo de 800 kcal por dia, o que resultaria em uma perda de peso de 3 kg a 5 kg por semana.

Em ambos os casos, a dieta promove a desintoxicação do fígado e a melhora da pele e do humor. A dieta líquida também é utilizada por médicos após procedimentos cirúrgicos, como a bariátrica.

Opinião científica

Não existem comprovações científicas dos benefícios dessa dieta para o controle do peso ou eliminação de toxinas do organismo.

De acordo com o UOL, o plano alimentar com base em líquidos é muito monótono e pode trazem prejuízos - deficiência de proteína, vitaminas e minerais importantes para o funcionamento normal do seu organismo, especialmente quando realizada em longo prazo.

Ainda conforme o UOL, os efeitos colaterais possíveis são cólica, flatulência náusea diarreia desidratação, aumento ou queda de pressão e hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue).

Leia mais:



Perde peso mesmo?

Um post do blog da Escola de Medicina de Harvard apontou que realmente a dieta promove perda de peso, mas que é por causa da perda de líquidos. A publicação também apontava que os adeptos correm o risco de recuperar o peso assim que parar a dieta, porque a perda de peso não é resultado de uma fórmula mágica e sim de um processo.

As pessoas interessadas em emagrecer devem adotar uma mudança de hábitos real e investir em atividades físicas regulares. Além disso, após a dieta para perder peso é preciso investir em um projeto saudável para manutenção do peso. Emagrecimento faz parte de um estilo de vida.

Em entrevista ao Minha Vida, o nutrólogo Roberto Navarro explicou que a dieta líquida não é a mais indicada para a perda de peso. "A dieta líquida só é orientada em alguns casos e mesmo assim deve ser realizada sempre com orientação de um médico ou nutricionista".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento