Fitness

Em casa: conheça cinco exercícios de pilates para fazer sem equipamentos

Modalidade de exercício físico é uma ótima opção para manter a forma

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Que tal aprender a praticar pilates em casa? A modalidade de exercício físico é uma ótima opção para manter a forma. Além disso, ele não precisa necessariamente de equipamentos para ser praticado. Pensando nisso, o instrutor Claudio Vazzolla, separou alguns movimentos que podem ser incluídos na rotina do dia a dia. Confira:

1- Double Leg Stretch

Deite no chão e fique de costas para o solo, com a cabeça e os ombros levemente elevados. Abrace as pernas, segure os tornozelos e faça a posição de conchinha no mesmo instante em que você inala o ar.

Em seguida, inspire devagar e, simultaneamente, estique os braços e as pernas, alongando esses membros. De acordo com Claudio, esse movimento ativa o abdômen, os adutores, coxas, glúteos e membros superiores.

2 - Single Straight Leg Stretch

Ainda deitado no chão, flexione o tronco para frente, dobrando e esticando cada uma das pernas repetidamente. Fazer esse movimento por, pelo menos, um minuto ajuda a ativar toda a musculatura dos membros inferiores, como a coxa, glúteo e abdominais.

3 - Roll over

Posicione as costas firmemente no chão, esticando os braços ao lado do corpo. Em seguida, com as palmas para baixo, eleve as pernas sobre a cabeça até um ângulo de 45 graus. Fique nessa posição por um minuto para aliviar o estresse da coluna e do corpo, além de massagear os órgãos.

4 - Bicycle

Eleve as pernas e ajuste as mãos nos quadris, para que o corpo se mantenha estável. Em seguida, faça o movimento de pedalar com as pernas, mantendo-se nessa posição por alguns minutos. A prática estimula o sistema linfático, além de provocar a eliminação de toxinas, aliviar o estresse da musculatura posterior e fortalecer a musculatura de pernas e o abdômen.

5 - Seal

Sente-se com os joelhos dobrados. Em seguida, segure o lado de fora dos seus calcanhares, passando por dentro dos joelhos e ao redor do seu pé. Mantenha a espinha flexionada e balance as costas. Repita o movimento pelo menos três vezes.