Fitness

Emagreça já: veja os benefícios de comer repolho e como funciona a dieta desse vegetal

O vegetal é rico em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, o alimento possui fator desintoxicante

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis e garantir uns quilinhos  a menos? Você precisa colocar o repolho no seu cardápio alimentar. Esse vegetal é rico em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, o alimento possui fator desintoxicante. 

De acordo com a nutricionista Daniella Chein, da Taeq, as vantagens de incorporamos o repolho em nossa rotina alimentar são diretamente ligadas ao bom funcionamento do organismo e sensação de bem-estar.

"O repolho é muito utilizado em saladas, cru, cozido ou salteado e até mesmo no vapor. O repolho é totalmente indicado para quem quer se alimentar bem sem ingerir muita caloria. Vale ressaltar que o bom e velho vegetal é fonte de vários nutrientes, dentre eles: Vitaminas A, B6 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio, carboidrato, ácido ascórbico, tiamina, riboflavina e niacina", explica a nutricionista da Taeq.

Foto: reprodução / Shutterstock
A especialista também contou que o repolho é um aliado para quem quer manter o foco na dieta, por conter poucas calorias e acelerar o metabolismo (o que ajuda na queima de gordura). Vale lembrar que a presença das fibras em sua composição contribui para saciedade e regulação do organismo.

 "O repolho faz uma espécie de blindagem no organismo, protegendo-o contra infecções. Ele também é bem conhecido por causar flatulência e dores abdominais, mas se ele for temperado durante o cozimento com ervas carminativas (erva doce, cominho, hortelã, gengibre, louro, noz moscada, erva cidreira ou manjericão), este efeito flatulento poderá ser amenizado ou ainda eliminado completamente", afirmou Daniella.

 Dieta do repolho

 A estratégia de emagrecimento consiste em substituir as refeições principais por uma sopa de repolho por um período de sete dias. Os adeptos dessa dieta devem tirar as bebidas alcoólicas e bebidas açucadas.

 Em entrevista à Revista da Mulher, a nutróloga  Liliane Opperman ensinou a preparar a sopa de repolho e deu orientações sobre como se alimentar durante o período da dieta.

 "A dieta da sopa foi criada inicialmente com o objetivo de auxiliar no emagrecimento de quem fez cirurgias de coração e precisa eliminar peso rápido, mas o sucesso foi tanto que acabou sendo incorporada por quem busca secar o excesso de gordurinhas e desintoxicar o organismo", contou Liliane para Revista da Mulher.

Receita
Foto: reprodução
Ingredientes:

1 Berinjela
3 cenouras
2 xícaras de vagem picada
2 tomates picados
1 repolho grande
1 nabo
1 cebola picada
2 maços de cheiro verde
1 maço de aipo ou salsão
1 dente de alho
4 jilós
2 pimentões
Pouco sal e pimenta do reino
 
Modo de preparo:
Higienizar os legumes, cortá-los em pedaços pequenos ou médios, colocar em uma panela grande e cobrir com água. Tempere, e leve a panela a fogo alto e, quando começar a ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar é até que os legumes fiquem bem macios. Quando a sopa já estiver pronta, desligue o fogo, deixe esfriar e, se quiser, leve-a a geladeira dispondo-a em vários potes. Não é necessário batê-la no liquidificador.

Passo a passo da dieta ensinado por Liliane Opperman à Revista Da Mulher

1º dia: tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Você pode consumir frutas (exceto banana e abacate), chá e suco de uva (sem açúcar).

2° dia: coma todos os legumes frescos e verduras que desejar (crus ou cozidos). No jantar, se quiser, coma uma batata grande cozida com manteiga. Tome a sopa sempre que desejar.
 
3° dia: tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Você também pode comer frutas e legumes à vontade, exceto batata.
 
4° dia: tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Você também pode consumir até oito bananas e beber leite desnatado.

5° dia: consuma de 280 a 400 gr. de carne vermelha ou branca grelhada, com uma porção de tomates frescos e firmes temperados com sal, limão e azeite de oliva. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba de 6 a 10 copos de água durante o dia, para eliminar o ácido úrico.
 
6° dia:
coma até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca acompanhados de legumes cozidos, exceto batata. Tome sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade.
 
7° dia: você pode comer arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade. Além disso, deve tomar a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade.

Vale ressaltar que é imprescindível consultar um profissional de nutrição antes de começar qualquer dieta, para que ele (a) alinhe a estratégia de emagrecimento com as suas necessidades individuais. Além disso, o emagrecimento também depende da prática regular de atividades físicas.