Fitness

Emagrecer ou reduzir o peso corporal total?

Entenda a diferença entre reduzir e perder peso

Redação Dino

Muitas pessoas correm atrás de resultados na balança, desesperadas em ter a redução de peso todos os dias, porém há fatores que influenciam neste resultado, principalmente quando se trata de mulheres.

O público feminino sofre muito com retenções hídricas, onde há um aumento durante o período menstrual, também por terem um metabolismo menos acelerado, devido a menor massa muscular.

Foto: reprodução
Já os homens são mais privilegiados, pois possuem uma massa muscular maior, favorecendo assim um gasto calórico mais elevado.

Tanto o homem quanto a mulher devem realizar exercícios físicos associados a uma dieta balanceada com orientações de um profissional da nutrição.

Mas a balança nem sempre é parâmetro para emagrecimento saudável, pois é preciso avaliar a composição corporal e verificar se há mudanças positivas nela.

O melhor resultado em um emagrecimento é aquele onde há mudanças no percentual de gordura para menos e aumento na quantidade de massa muscular, conquistados com os exercícios resistidos (musculação). Devido a este ganho muscular, que não é do dia para a noite, tanto o homem quanto a mulher podem não ver diferença adequada, apenas as avaliações da composição corporal, que irá mostrar o resultado.



Então todos que desejam emagrecer, devem reduzir o percentual de gordura e não reduzir massa muscular.


Fonte: José Marcelino (Educador Físico)