Fitness

Entenda como consumir ameixas regularmente ajuda no emagrecimento

Fruta, que pode ser consumida fresca ou desidratada, tem uma alta densidade nutricional

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer emagrecer de forma saudável? A ameixa pode ser uma aliada. A fruta, que pode ser consumida fresca ou desidratada, tem uma alta densidade nutricional. De acordo com a nutricionista Carolina Baliere, da Taeq, a ameixa é rica em vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, C e K, e minerais como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco.

Foto: reprodução / Pixabay
Carolina Baliere garantiu que consumir ameixas pode trazer vários benefícios para sáude. "A fruta é rica em antocianinas e catequinas, poderosos antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres. Além disso, por ter função anti-inflamatória, a ameixa também ajuda na perda de peso".

Em entrevista ao Minha Vida, a nutróloga Tamara Mazaracki indicou a melhor forma de consumir ameixas. "Para ameixas frescas, é aconselhável comer uma ou duas por dia, a depender do tamanho. No caso das secas, a indicação é de 5 a 10 unidades".

Foto: reprodução / Pixabay
Você pode comer a fruta pura, colocar em sucos, iogurte, mousses, vitaminas, tortas, doces e gelatinas. A ameixa é uma ótima pedida para qualquer horário do dia.

A nutricionista Carolina Baliere listou outros benefícios da fruta para saúde. Confira:

1- Melhora o funcionamento intestinal (por ser rica em fibras solúveis);

2- Promove saciedade;

3- Melhora o sistema imunológico;

4- Conta com propriedades anticoagulantes;

5- Ajuda na manutenção da saúde óssea (por ser rica em magnésio);

6- Atua na prevenção da hipertensão, na regulação do metabolismo e no combate ao estresse e ansiedade (por ser rica em potássio);

7- Ajuda no equilíbrio hormonal e diminuição da fadiga e fraqueza do corpo (pela presença do fósforo em sua composição);

8- Protege os olhos, mantém a integridade da pele e evita infecções (por ser rica em vitamina A). 

Fontes:
Carolina Baliere - Nutricionista da marca de alimentos saudáveis Taeq;
Tamara Mazaracki - Nutrológa, Minha Vida.