Fitness

Especialistas dão dicas para o pós-treino sem dor

Após malhar, seus músculos precisam de cuidados especiais

Dino


Que a combinação de exercícios físicos e alimentação adequada é perfeita para estar com o corpo em dia todo mundo já sabe. O que pouca gente sabe é que os cuidados para manter a boa forma vão além da junção desses dois fatores. É preciso tomar alguns cuidados tanto durante o treino quanto no pós-treino e, para isso, separamos algumas dicas de especialista que vão te ajudar nessa tarefa.


Antes de iniciar os exercícios, é necessário tomar cuidado com os aparelhos utilizados nas academias, é o que explica o médico do esporte Rodrigo Freitas: "O suor e o contato direto ou indireto com lesões e secreções de outras pessoas tornam a pele vulnerável a uma série de problemas como pé de atleta, furúnculos, micoses e herpes, além da bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrada nesses locais e é muito perigosa pois ela é resistente a vários antibiótico, entre eles a penicilina"


O médico diz que para evitar as micoses algumas precauções devem ser tomadas: "Limpe sempre os aparelhos antes e depois de usar. Ao tomar banho na academia, utilize um sabão antibacteriano e água em todo o corpo. Quanto às roupas, é melhor ter dois sacos, um só para roupas limpas e outro separado para carregar a roupa suja".


A alimentação do pós-treino também é de extrema importância para se alcançar um corpo bonito e saudável, como explica a nutricionista Vanessa Gama, da Clinica Benesse: "O ideal é que a alimentação seja feita até 40 minutos após o término dos exercícios e que seja priorizado alimentos de alto índice glicêmico como banana, tapioca, mel e proteína de rápida absorção como frango, peixe e whey protein".


Além disso, as massagens desportivas são uma ótima forma de aliviar as dores musculares adquiridas durante os exercícios, como orienta a terapeuta corporal Rosane De Franco, da De Franco Centro de estética: "O objetivo da massagem desportiva é aumentar a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas após o exercício físico, resultando em uma recuperação mais eficaz depois de seu treino. A massagem tem atuação direta na área a ser a resolvido o problema na musculatura, tendões ou articulações".