Fitness

Especialistas ensinam como marcar o famoso 'tá pago' durante a folia

Os personal trainers Kelly Cerqueira e Tauá Fernandes separaram dicas para treinar no Carnaval

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A academia em que você malha vai fechar no Carnaval? Você vai viajar? Vai ficar em alguma casa perto do circuito todos os dias? Para qualquer uma das situações, os personal trainers Kelly Cerqueira e Tauá Fernandes garantem que é possível marcar o famoso 'tá pago' sem agonia. Os exercícios funcionais, que são realizados apenas com o peso do próprio corpo, são uma ótima pedida neste período. 

Exercícios de saltar e agachar estão na lista para treino funcional (Foto: reprodução)
Antes de tudo, você precisa saber que ficar sem treinar na academia por alguns dias não é o fim do mundo. "O período para notar diferenças no físico por ficar sem treinar depende muito da condição física e do tempo que o indivíduo faz atividade física, mas alguns estudos apontam que após dez dias você já começa a perder os ganhos", explicou Kelly. Tauá ainda acrescentou que o tempo parado pode ser refletido depois com uma perda de força e de desempenho durante o treino.

Mas, se você não quer interromper seu foco na vida fitness por nada, a dica dos especialistas é investir em exercícios funcionais - abdominais, agachamento e suas variações, afundo, flexão de braço, tríceps (com auxílio de um banco, cadeira ou do sofá como apoio), prancha, pular corda, correr, fazer caminhada, desenvolvimento de ombros, elevação lateral, entre outros. Você pode usar apenas o peso do seu corpo ou pesos externos, como um quilo de alimento não perecível.

Tríceps com apoio (Foto: reprodução)
"Vale lembrar que é importante separar os exercícios para os músculos por dia  para não ficar em uma dosagem muito alta de treino em um músculo só. Dessa forma, um dia você faz membros inferiores e no outro membros superiores, dosando a quantidade de exercícios para os membros", aconselhou Tauá.

Os profissionais explicaram ainda que todos os exercícios citados anteriormente podem ser praticados em qualquer ambiente (casa, hotel, praia, casa de praia, etc), desde que o indivíduo não possua nenhum tipo de limitação articular ou outra patologia.



Ao serem questionados sobre o tempo que deve ser reservado para os treinos no período da folia, os dois aconselham no máximo 40 minutos por dia, para não ser cansativo. "O tempo exato depende muito do grau de condicionamento do indivíduo", ressaltou Tauá.

Além dos exercícios funcionais, para as pessoas que forem aproveitar o Carnaval nos circuitos, Kelly indica alguns cuidados: "Beber bastante água, se alimentar bem e repousar, pois neste período de subi e descer atrás do trio elétrico a pessoa tem um alto gasto calórico".



Já Tauá reforçou que é preciso ter atenção aos excessos. "Para quem vai curtir o Carnaval nos circuitos, a estratégia é diminuir a quantidade de treinamento - o volume e a intensidade, já que haverá um desgaste físico muito grande. Depois, o indivíduo pode retornar as atividades com mais intensidade", concluiu.

Fontes:

Kelly Cerqueira - Formada em educação física e fisioterapia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Professora da Rede Smart Fit. CREF 012457 - G/BA.

Tauá Fernandes - Formado em educação física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Rede Alpha Fitness CREF  009535 - G/BA.