Fitness

Faça você mesmo: confira exercícios que podem ser feitos em casa

Para reproduzir os efeitos dos equipamentos da academia em casa, é possível apostar em substituições

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Devido a pandemia do novo coronavírus, muitos comércios e espaços tiveram que ser fechados. Como as academias, por exemplo, onde seus frequentadores tiveram que suspender o treino. Porém, umas das alternativas para não perder a rotina do treino é exercitar em casa. 

"A continuidade da atividade física, somado a uma alimentação equilibrada contribui para uma imunidade fortalecida. Assim, em caso de doenças e infecções, a resposta do organismo será rápida", explica a personal trainer, Thais Ghendov.

Para reproduzir os efeitos dos equipamentos da academia em casa, é possível apostar em substituições. Como os pesos  que podem ser substituídos por sacos de comidas ou até mesmo por um balde com água. Já no caso do bastão, a vassoura pode ser uma substituta temporária. Por fim, objetos como corda, elástico e cadeira podem incrementar alguns exercícios. Pensando nisso, a profissional selecionou algumas atividades que podem ser adaptadas em casa. Confira:

Agachamento: Ideal para definir os glúteos e as coxas, o agachamento é um exercício que pode ser feito em casa. Existem diversos tipos de agachamento e em casa, é possível fazer a modalidade simples e também incrementar o exercício com "pesos". Durante o movimento, a pessoa pode segurar um galão de àgua ou até mesmo um bebê; assim a atividade pode virar uma brincadeira para os pequenos.

Afundo: Assim como o agachamento, o afundo é um exercício que ajuda a fortalecer os glúteos. Para fazê-lo em casa, a pessoa pode usar uma cadeira e colocá-la atrás de si. A seguir, é necessário apoiar o peito do pé esquerdo no estofado. Paralelamente, a perna direita deve estar à frente do restante do corpo. Para efetivar o exercício, basta subir e descer lentamente usando apenas a outra perna como apoio.

Elevação Frontal: A elevação frontal é um exercício focado nos ombros e que consiste no levantamento de peso. Em casa, tais equipamentos podem ser substituídos por sacos pequenos de arroz, feijão ou garrafas de óleo. Para fazer a atividade corretamente, é necessário estar de pé e levantar os objetos até a altura do ombro. Ao chegar ao topo, a pessoa deve manter a posição por alguns segundos antes de baixar o braço e repetir o movimento com o outro membro.