Fitness

Foco na dieta! Nutricionista indica opção saudável de lanche intermediário

Você pode consumir de uma a três colheres de sopa ao dia de Cranberry

Lívia Oliveira (liviaoliveira.ibahia.com.br)

Gosta de ficar atualizada (o) sobre os produtos oferecidos nas casas naturais? Você precisa conhecer o cranberry, que é um fruto pequeno com sabor azedo e cor avermelhada, e os seus benefícios. A fruta é rica em variadas vitaminas (A, C, E e K); minerais (zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio); fibras e antioxidantes (antocianina e proantocianidina).

Em entrevista ao iBahia, a nutricionista Priscila Gomes, da Mundo Verde, garantiu que o consumo da fruta é uma ótima opção para pessoas que estão fazendo dieta devido ao baixo teor calórico e aos inúmeros benefícios a saúde. "A fruta pode ser consumida entre refeições como lanches intermediários, podendo ser consumida pura ou com outras berries e oleaginosas. Você também pode usar como ingredientes de receitas (bolos, vitaminas e pães com frutas), para fazer sucos e smoothies", aconselhou.

Foto: reprodução
A especialista indiciou que o ideal é consumir de uma a três colheres de sopa ao dia de Cranberry. Nas lojas, você pode encontrar cranberry in natura, desidratada e em cápsula.

Benefícios da Cranberry para saúde


1- Rica em antocianina e proantocianidina, antioxidantes que combatem à produção de radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce das células;

2- Contribui na prevenção e tratamento de infecção urinaria e cistites;

3- Previne doenças cardiovasculares;

4- Os antioxidantes presentes na fruta, ajudam a reduzir os níveis de colesterol;

5-
Rica em antocianina, antioxidante que contribui na prevenção do câncer, principalmente o mama;

6- Aumento da imunidade, fonte de vitamina C, o cranberry protege contra resfriados e gripes;

7- Vários estudos sugerem que o cranberry contribui para a saúde bucal, já que os antioxidantes diminuem a aderência das bactérias, reduzindo casos de cáries e gengivites.



Contraindicação de consumo

"Em alguns casos específicos de pedras nos rins, é aconselhável conversar com o profissional da saúde antes de iniciar o tratamento.  Em casos alérgicos a compostos presente na fruta", alertou Priscila Gomes.