Fitness

Fuja de decisões emergenciais: veja que você realmente precisa para alcançar a boa forma

Nutricionista dá dicas para jogar fora a dieta emergencial para o verão de uma vez por todas

Redação Dino
A temporada "correr atrás do prejuízo" começa anualmente semanas antes das férias de verão. Pessoas se matriculam em academias e adotam dietas radicais para melhorar o visual diante da pouca roupa da estação.
Segundo Tayse Correa, nutricionista parceira da Fit Food, existe uma relação direta entre a qualidade da alimentação e a saúde do corpo e mente. "Embora a alimentação e a atividade física devam ser conciliadas, a dieta possui uma importância relativamente maior do que o treino. Ela é cerca de 70% dos resultados e demanda atenção ao longo de todos os dias, diferente de algumas horas semanais na academia", lembra Tayse.
Foto: reprodução
Por isso, o segredo para garantir um corpo saudável e mais bonito é constância de hábitos saudáveis à mesa. A nutricionista parceira da Fit Food lista cuidados essenciais, que seguidos, nunca mais vão demandar planos emergenciais de verão. Confira:
- Realizar pelo menos três refeições ao dia com proteína magra, carboidrato de baixo índice glicêmico, boas gorduras e fibras. A combinação reduz a carga glicêmica, evitando o ganho de peso e promovendo mais saciedade. Incluir snacks, como, por exemplo: biscoito de arroz + pastinha de atum com avocado; chips de batata doce + hommus (pastinha de grão de bico) ou guacamole; maçã verde picada + pasta de amendoim + sementes de abóbora.
- Planejar refeições para a semana facilita o equilíbrio no dia a dia: comprar o principal de uma única vez; higienizar frutas, verduras e legumes; congelar pequenas porções de proteínas como frango desfiado e carne moída;
- Ao se alimentar fora de casa, escolher restaurantes self-service, que permitem compor um prato mais equilibrado. À la carte, escolher a opção mais saudável e menos elaborada, como grelhados e assados; um hambúrguer no prato acompanhado de folhas é uma boa opção, por exemplo.

- Alimentar-se antes de sair de casa para evitar excessos nas futuras refeições; o mesmo é recomendado antes de sair para eventos, minimizando o consumo de petiscos. Se for beber, a cada copo de bebida alcoólica, tomar um de água.

- Para melhorar a celulite e otimizar o emagrecimento, consumir alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios. Incluir diariamente: chia, linhaça, maçã, frutas vermelhas, abacate, oleaginosas, folhas verdes, chá verde e ômega 3.
- Incluir também raízes e grãos como fonte de carboidrato para garantir energia para o treino (batata doce, cabotiá, mandioca, feijão, grão de bico) e proteínas magras para a recuperação muscular (atum, frango, ovos, tofu).
- Se afastar de celular e TV nas refeições; comer com atenção na mastigação e nos sabores.
- Envolver as pessoas ao redor para que apoiem na mudança do hábito alimentar.