Fitness

Netflix fitness: conheça a plataforma e emagreça sem sair de casa

Streaming reúne programas de exercícios, demonstrados através de vídeos, e orientações de alimentação

Lívia Oliveira (liviaoliveira.ibahia@gmail.com)
- Atualizada em


Não tem tempo para frequentar a academia? Calma, você pode "maratonar exercício físico" e treinar sem sair de casa. A plataforma 'Queima Diária', também conhecida como Netflix Fitness, oferece programas de treinamentos variados para o indivíduo praticar no local e horário desejado. Para utilizar, os interessados devem fazer uma inscrição e arcar com um plano anual, no valor de R$ 29,90 mensal.

A plataforma reúne programas de exercícios, demonstrados através de vídeos, e orientações de alimentação (plano alimentar, dicas e receitas) . O usuário também pode consultar informações sobre os profissionais que fazem parte do 'Queima Diária' e tirar dúvidas.

Foto: reprodução
De acordo com Isabella Moema, coordenadora de planejamento estratégico do 'Queima Diária', a plataforma é segura para saúde dos usuários. "Os programas são montados por profissionais de educação física e nutrição com base nas demandas dos alunos e do mercado. Os exercícios sugeridos são práticos, de curta duração e alto gasto calórico. Além disso, a plataforma oferece diferentes níveis de intensidade".

Evolução do usuário


Todas as opções de treinamento do Netflix Fitness têm do nível iniciante ao avançado e o aluno pode escolher o que mais se enquadra para o seu condicionamento físico. "Na plataforma, cada programa possui uma orientação de execução, que leva em consideração a frequência de exercícios, intensidade, repetições e os períodos de descanso necessários para alcançar o objetivo desejado", explicou Isabella.

Benefícios dos treinamentos


A maioria dos exercícios da plataforma não envolvem utilização de peso, mas a coordenadora de planejamento estratégico do 'Queima Diária' garante que o próprio peso corporal traz vários benefícios para o organismo. Além disso, é mais prático treinar sem nenhum equipamento. A especialista listou alguns benefícios do treino com o peso corporal.
Foto: Reprodução
Confira:

- Elevação da consciência corporal:
  promove mais mobilidade e independência;
- Aceleração do metabolismo: os programas têm alta perda calórica, com efeitos que podem chegar a se manter até 48h depois da prática dos exercícios devido a metodologia utilizada;
- Emagrecimento: as pesquisas mais recentes mostram que a queima de gordura é maior em exercícios curtos e intensos e não é necessário usar pesos;
- Aumento de massa magra: para quem quer ganhar massa magra o exercício com peso corporal é essencial, principalmente no início do treinamento, onde o "peso" vai ser a própria resistência. Posteriormente e de acordo com o foco, equipamentos podem compor o treino.

Feedbacks dos usuários

"Recebemos diversos feedbacks diariamente. Os retornos motivam os profissionais e trazem insights para os programas. Temos histórias que vão além da perda de peso e do emagrecimento, pessoas que mudaram de vida, se tornaram mais saudáveis e ganharam mais autoestima", contou Isabella. Ela também revelou que houve casos de alunas que perderam 10, 15 e até 30 kg.



Limitações e desvantagens


A realização do treino depende exclusivamente do indivíduo. De acordo com o personal Alex Seixas, o problema da plataforma é o público. "A postura, a execução do movimento e a respiração apropriada são fatores de extrema importância para o resultado do treino e para evitar lesões", alertou Alex.

Em entrevista ao iBahia, o personal contou que precisa corrigir seus alunos durante a execução dos movimentos constantemente. "É necessário o contato presencial para colocar o aluno na postura correta e alinhado. Essa observação e correção a plataforma não tem como oferecer. Além disso, a plataforma conta com a 'consciência' da pessoa com relação as suas limitações e condicionamento físico, então pode acontecer da pessoa praticar um programa de treino inadequado para suas necessidades".

Para Alex Seixas, o contato com o aluno para entender seus objetivos, necessidades e até a rotina fazem toda diferença na montagem do treino. "Um treino individualizado é essencial, pois os exercícios indicados para uma pessoa saudável são diferentes dos organizados para quem tem alguma patologia (doença ou até dores), e nessas plataformas online a individualidade passa longe".

Além disso, o personal também pontuou o risco de nivelar a perda de peso. "Não concordo em utilizar as expressões 'faça esse treino e você vai perder x quilos, pois depende de muitos fatores". A execução dos exercícios, a alimentação, a genética, a rotina e até o sono vão influenciar no emagrecimento.