Fitness

Ômega 3: entenda como ele auxilia no processo de emagrecimento

O nutriente estimula a síntese de proteína dos músculos, favorecendo o crescimento dessas estruturas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você pratica atividade física regularmente? Se sim, não pode deixar de incluir o ômega 3 nas suas refeições diárias. Esse suplemento, que possui ação anti-inflamatória e antioxidante, é um grande aliado para o ganho de massa muscular ou perda de gordura.

De acordo com a pesquisa publicada pelo National Institutes of Health, a ingestão de ômega 3 melhora o desempenho da atividade (força e resistência física) e ainda  reduzir o nível de estresse oxidativo, que pode levar a quadros inflamatórios e doenças degenerativas. Além disso, o nutriente estimula a síntese de proteína dos músculos, favorecendo o crescimento dessas estruturas.

Foto: Reprodução

O ômega 3 também traz vários benefícios à saúde, inclusive no campo mental. "Os principais benefícios apontados nos estudos são a ação preventiva e/ou de controle sobre doenças desde o campo cardiovascular, como aterosclerose e hipertensão, passando pelas de origem metabólica, como diabetes, obesidade e psoríase, até alguns males psiquiátricos, como depressão e ansiedade, e patologias crônicas, como o câncer", explicou a Dra. Maria Inês Harris, consultora científica da Biobalance.

As pessoas devem consumir de forma equilibrada o ômega 3 e 6. A ingestão de ômega 3 ideal é na  forma de suplemento purificado contendo apenas os ácidos DHA (docosaexaenoico) e EPA (eicosapentaenoico). A especialista ainda indicou exemplos de alimentos que têm esse suplemento. "A ingestão de grandes quantidades de peixes como o salmão ou o atum, por exemplo, fornece ômega-3 em uma quantidade considerável, mas também fornece ômega-6".

Como colocar as cápsulas de ômega 3 na sua dieta?


O ideal é consultar um nutricionista ou nutrólogo antes de começar a tomar o suplemento. O profissional vai avaliar a necessidade do suplemento e indicar a melhor forma de consumo. Normalmente, é indicado tomar a cápsulas junto com as refeições. A quantidade de cápsulas por dia varia com a quantidade de EPA e DHA da composição.

As organizações de saúde recomendam uma quantidade diária de 250 a 500 miligramas (mg) de EPA e DHA para adultos saudáveis diariamente.