Fitness

Para ficar em forma: aprenda quatro exercícios com elástico para fazer em casa

Agachamento é um exercício simples que ajuda a trabalhar a parte posterior do corpo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Sem disposição para fazer atividades físicas ao ar livre? Você pode se exercitar em casa utilizando apenas um elástico. O acessório é uma ótima forma de malhar todos os membros do corpo. Pensando nisso, o site Taeq separou quatro exercícios para fazer com o elástico. Confira:

1. Remada fechada

Para fortalecer os músculos dos braços e das costas, uma boa dica é fazer o exercício de remada fechada. Para isso, lembre-se de se alongar antes e, então, é só seguir as instruções da personal: "sente-se com a perna estendida e posicione o elástico no pé. Segure o elástico com o braço estendido e puxe contraindo bem as costas", explica a personal trainer Leticia Conte.

2. Agachamento com mini band

O agachamento, para quem não conhece, é um exercício bem simples que ajuda a trabalhar a parte posterior do corpo e garante mais resistência a longo prazo.

A personal trainer dá dicas para fazer o movimento de forma correta, contando com a ajuda de um elástico: "posicione as pernas na largura dos ombros e coloque o elástico um pouco acima do joelho. Agache e levante com o joelho e os pés posicionados para fora", recomenda a profissional.

3. Abdução de ombro com elástico

Trabalhar a musculatura dos ombros também é importante para criar resistência e garantir força nos braços. Para isso, a profissional de educação física recomenda o exercício de abdução de ombro com elástico: "segure o elástico com as duas mãos e estenda os braços na linha dos ombros. Depois, realize movimentos abrindo e fechando o elástico", explica. 

4. Panturrilha com elástico

Quando se trata de trabalhar a musculatura das pernas, não se esqueça de também dedicar um tempo para exercitar as panturrilhas. Com a ajuda de um elástico, é possível fazer isso de forma bem simples e eficiente. "Sente-se com as pernas estendidas e posicione o elástico no pé. Depois, realize movimentos de flexão e extensão dos pés", recomenda Leticia.

Esse exercício consiste basicamente em movimentar os pés para cima (aproximando as pontas dos pés da canela) e para baixo (esticando as pontas dos pés). Com esse simples movimento, é possível fortalecer as panturrilhas e, consequentemente, as pernas de uma forma geral.