Fitness

Peso ou repetições? Saiba o que faz mais diferença no desenvolvimento dos músculos

Profissional de educação física alerta que a escolha da série depende muito das individualidades

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Treina em academia? Se sim, você com certeza almeja o desenvolvimento e a definição dos músculos e já ouviu falar sobre a influência dos pesos e do número de repetições das séries para atingir esses objetivos. Em entrevista ao portal Taeq, Diego Scalioni Divino, profissional de Educação Física, tirou todas as dúvidas para deixar o treino mais eficaz. 

Em resumo, os pesos aumentam a força e ajudam a definir os músculos, já as repetições são conhecidas por nortearem a intensidade do treino. Diego Scalioni Divino explica que a escolha da série depende muito das individualidades (físicas, bioquímicas, fisiológicas e funcionais) de cada pessoa. 

Foto: reprodução Taeq / Shutterstock 

"Não existe uma série pré-definida para a hipertrofia, o desenvolvimento dos músculos, pelo simples e mais importante princípio da Educação Física: o princípio da individualidade biológica. A que nos diz que não existem indivíduos exatamente iguais e por conta disso o treinamento deve ser individualizadamente prescrito para cada praticante", avalia o especialista. 

Confira as respostas do profissional para as principais dúvidas sobre esse assunto 


1- Qual é a mais indicada: Série de peso ou de repetições? Por quê?

"Quanto menor o número de repetições, maior o peso utilizado no exercício. Um fator que age juntamente é o tipo de combustível que o corpo usa para aquele determinado número de repetições. Por exemplo, para hipertrofia, o principal combustível é o glicogênio muscular (carboidrato armazenado no músculo), e sua máxima utilização se dá em torno de 15 segundos até por volta de um minuto. As repetições na musculação só existem para nos ajudar a ter um controle melhor dos pesos, ou seja, da intensidade". 

2- Após quanto tempo de treino é possível perceber o desenvolvimento dos músculos? 

"Todo resultado físico depende de três fatores: dedicação, assiduidade, e do quanto você tem vontade de obter resultados. Pessoas que precisam perder peso e se adaptam a uma reeducação alimentar, por exemplo, após 10 ou 15 dias, já é possível ver um ponto positivo, como a diminuição do inchaço. Vale lembrar que tudo depende da qualidade de vida proporcionada junto à atividade física, já que a alimentação saudável corresponde a 70% dos resultados da prática esportiva". 


3- O que preciso fazer além de malhar para  alcançar meu objetivo? 

A alimentação faz toda diferença, por isso é importante consultar um nutricionista. Além disso, não esqueça de se manter hidratado, manter o descanso entre os treinos para permitir a restauração muscular e também siga as orientações do profissional de educação física que te acompanha.