Fitness

Pilates: confira dicas de como realizar a modalidade em casa

Pilates traz diversos benefícios para a pessoa, pois ele trabalha o corpo e a mente

Luana Neiva* (luana.neiva@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Devido a pandemia do novo coronavírus, a rotina de exercícios teve que ser readaptada, como por exemplo o pilates, que antes realizada em estúdio, agora está sendo feita em casa. Pensando nisso, o iBahia entrevistou a fisioterapeuta Caroline Meire e a professora de pilates, Aline Brito, para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

De acordo com a professora de pilates, Aline Brito, alguns acessórios que todo mundo tem casa, pode ser utilizados para fazer o pilates em casa, como o colchonete, que reduz o impacto do corpo no solo (chão), trazendo conforto e segurança na execução dos exercícios. As almofadas, que podem substituir a bola e podem realizar ativação dos músculos internos da coxa e o exercício de mobilidade da coluna dorsal.

Conforme ainda a especialista, além desses, a cadeira também pode ser utilizada, já que auxilia na força muscular e as faixas elásticas que podem ser realizados exercícios de alongamentos e  de força muscular.

“Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer pilates, mas devemos sempre observar e avaliar a necessidade de cada aluno e qual é o objetivo que quer com a modalidade de exercício”, disse a fisioterapeuta Caroline Meire. 

Para as pessoas que estão fazendo home office e precisam melhorar a postura, a especialista Aline Brito conta que os exercícios de respiração auxiliam na oxigenação do corpo e melhoram a concentração para a atividade. Alongamentos de membros superiores e inferiores, que resultam na diminuição das tensões musculares. 

“Temos também o Serrote (Rotação do tronco), que traz mobilidade da coluna e alongamento de cadeia posterior e o cat (Gato), ótimo para mobilidade da coluna", relata Aline. 

Ainda segundo a professora de pilates, a modalidade de exercício ajuda na concentração do trabalho em casa, pois permite que ao praticante deste método a conscientização do padrão respiratório, percepção corporal e o alinhamento da coluna. Tudo isso favorece  o nível de habilidades e desempenho desse indivíduo.

De acordo com a fisioterapeuta Caroline Meire, o pilates traz diversos benefícios para a pessoa, pois ele trabalha o corpo e a mente.“Quando você vai fazer algum exercício você trabalha força, equilíbrio, respiração, concentração, o centro de força, coordenação, fluidez ou seja tudo tem que estar em harmonia”.

Para finalizar, a professora de pilates relata que a prática associada a uma reeducação alimentar auxilia na redução do peso, ou na manutenção do peso nessa quarentena.

*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré