Fitness

Pós-festas: confira cinco tipos de bebidas para desinchar e melhorar o sistema digestivo

Sucos podem ser consumidas em diversos momentos para limpar o organismo de toxinas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Se sentindo inchada (o) por conta das pós-festas de fim de ano? Você pode investir em bebidas  detox. Feitas com diferentes frutas e vegetais, os sucos podem ser consumidas em diversos momentos para limpar o organismo de toxinas e podem regular o organismo trazendo bem-estar neste novo ano. Conheça alguns tipos: 

“Manter-se bem hidratado é um dos primeiros passos a ser considerado quando se busca a desintoxicação após uma sequência de exageros. Para reduzir o inchaço, o ideal é priorizar alimentos que agem como diuréticos naturais, boas opções são aqueles mais ricos em água, como frutas do tipo abacaxi, melancia, melão, laranja e outros, legumes como pepino, rabanete, beterraba, aspargos, cenoura, vegetais verdes escuros e outros, além dos chás com esse efeito, como o verde, de hibisco e outros. A água de coco pode estar também nessa lista e não podemos esquecer a água pura. A recomendação média é de 2 litros por dia ou de 25 a 35ml/kg por dia*”, afirma a nutricionista, Viviane Pereira.

1 - Chá de hibisco 

Apresenta efeito diurético, melhorando a circulação e diminuindo a retenção de líquidos. Seu consumo ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. A bebida não contém calorias e pode ser servida quente ou gelada. 

2 - Chá Verde 

Muito popular por aqueles que procuram uma alternativa de chá para ajudar no emagrecimento por conta do seu efeito termogênico, também pode ser consumido pensando na sua ação diurética. Outro efeito interessante do chá verde é sua ação detox, uma vez que é uma planta com leve amargor e verde, que estimula o funcionamento do fígado na eliminação de toxinas. Pode ser consumido até 3 xícaras de chá por dia, sem adoçar. 

3 - Chá de boldo 

É uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos. Seu consumo estimula o funcionamento do fígado, favorecendo a eliminação de toxinas, como o álcool e no excesso de gorduras. A recomendação média é de 3 xícaras ao dia, sem adoçar. 

4 - Água de coco 

Pode ser considerada um isotônico natural e, portanto, uma excelente opção para garantir uma hidratação adequada depois de momentos de muita perda de líquidos, como por exemplo, em temperaturas muito altas, clássicas do verão. 

A ingestão da água de coco promoverá a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor excessivo. A quantidade exata dependerá de cada organismo. 

5 - Clorofila, suco verde ou suco detox 

Os alimentos verdes são fonte de clorofila e essa melhora o funcionamento do fígado, favorecendo a eliminação de toxinas. Recomenda-se que o suco seja preparado a partir de vegetais frescos, de preferência orgânicos, por exemplo: couve, chicória, salsa, coentro, folhas de beterraba e folhas de nabos.

O suco de clorofila ou suco verde pode ser preparado adicionado de chás, frutas e sementes e pode ser tomado pela manhã, ainda em jejum.