Fitness

Prancha de Equilíbrio: uma onda fitness para melhorar sua força e equilíbrio

“Exercícios baseados em equilíbrio são uma maneira de ativar seus músculos"

Redação Dino
- Atualizada em

A Prancha de Equilíbrio (conhecida também como Balance Board) não é apenas para surfistas e skatistas, esse equipamento fitness pode ser uma maneira eficaz para trabalhar o seu core (conjunto de músculos do abdômen, lombar, pelve e quadril), aumentar a estabilidade e melhorar o equilíbrio e a força. Os Balance Boards são uma excelente forma de melhorar o seu treino.

Exercícios baseados em equilíbrio são uma maneira de ativar seus músculos do core e construir estabilidade que irá beneficiar você, tanto na manutenção da funcionalidade do centro do corpo como na prevenção de lesões. A prancha de equilíbrio não é algo que todos incorporam em suas rotinas de treinos. Esse equipamento causa um pouco de intimidação nas pessoas no começo.


As pranchas possuem o formato semelhante a um skate. É uma placa de madeira projetada para equilibrar e deslizar em cima de um cilindro, imitando o movimento lateral dos esportes de prancha, como o surf e skate. Só de imaginar parece que é arriscado. O que eu quero que você veja, porém, é o potencial que o balance board tem em uma rotina de treinos. Você não precisa ficar em cima da prancha como um profissional para obter os benefícios de um treino eficaz.

Por isso é cada vez mais comum um personal trainer adicionar a prancha de equilíbrio nos treinamentos que planejam para os seus alunos. No Brasil não há muita variedade de pranchas de equilíbrio disponíveis, a marca mais conhecida é a Spino Board, que foi a primeira empresa a comercializar e projetar esse equipamento no país. Para acrescentar uma atividade diferente e com benefícios para sua saúde, vale a pena tentar incluir o balance board ou prancha de equilíbrio em seus treinos.

Dicas: Mantenha-se relaxado, mantenha seu centro (pense no umbigo) no meio da prancha, mantenha seus joelhos levemente flexionados e seu olhar para frente. Vá praticando até se adaptar e ficará cada vez mais confortável ao longo do tempo.

Você pode começar usando o apoio de uma pessoa, parede ou mesa para não ter risco de queda.

A maioria das pessoas pode usar este equipamento sem orientação profissional, embora se você tiver problemas de equilíbrio ou estiver preocupado com segurança, procure um instrutor para obter ajuda no início.

Quanto custa: o balance board tem o preço a partir de R$290,00.