Fitness

Que tal um açaí hoje? Veja sete benefícios de consumir esse alimento regularmente

Esse alimento possui um arsenal de vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, fibras, potássio e óleos essenciais para o funcionamento do organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Quer melhorar seus hábitos alimentares? O açaí pode ser um grande aliado. O fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea) é rico em nutrientes que fazem bem à saúde. Esse alimento possui um arsenal de vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, fibras, potássio e óleos essenciais para o funcionamento do organismo. Confira sete benefícios desse alimento:

Foto: Divulgação / Hapvida
1. Retarda o envelhecimento: as antocianinas e proantocianidinas presentes na composição do açaí ajudam a  reduzir a exposição de células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, que retardam o envelhecimento e ainda previne  a doença de Alzheimer.

2. Emagrece: as antocianinas também são capazes de regular o funcionamento das células de gordura. Além disso, é um alimento rico em fibras, que aumentam a sensação de saciedade no organismo e auxilia no controle da compulsão alimentar.

3. Melhora o funcionamento do intestino: as fibras presentes em sua composição ajudam a manter o intestino regulado e evita constipação.

4. Reduz o colesterol:
de acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Pará, o açaí reduzir o colesterol ruim (LDL). O estudo comparou dois grupos de cobaias, um que tomava uma bebida à base da fruta e outro que não ingeria esse alimento,  por 12 semanas. O primeiro grupo teve uma queda no LDL.

5. Aumenta a energia: o alimento é rico em carboidrato e outros nutrientes. O açaí pode ser uma opção de pré-treino, pois sua digestão é rápida e não vai deixar aquela sensação de estômago pesado.

6. Fortalece o sistema imunológico: o açaí possui substâncias em sua composição com ação imunoestimulante, que aumentam a capacidade do corpo de combater infecções por bactérias, vírus e fungos.

7. Previne a anemia: a fruta é rica em ferro, o que auxilia na regularização metabólica e na prevenção da anemia.



Consumo

O ideal é buscar orientação de um (a) profissional de nutrição para que ele (a) indique a quantidade adequada de açaí, com base na necessidade energética e os gastos calóricos individuais.

Para uma alimentação saudável, você não deve acrescentar açúcar, leite condensado, farinha ou outras guloseimas no seu açaí.

Vale ainda lembrar que o açaí, assim como tudo na vida, deve ser consumido com moderação. Alguns especialistas indicam entre 100 e 200 gramas apenas três vezes por semana.