Fitness

Quer emagrecer? Saiba qual é a atividade física ideal para regular o apetite

Pesquisa comparou a eficiência de atividades aeróbicas, musculação e a combinação de aeróbico e musculação, com o objetivo de entender os efeitos dos treinos no organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


Deseja emagrecer? Com certeza, você já ouviu falar que precisa praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação equilibrada. Mas, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Kermanshah de Ciências Médicas, no Irã, a escolha do treino pode contribuir até para diminuir o apetite.

A pesquisa comparou a eficiência de atividades aeróbicas, musculação e a combinação de aeróbico e musculação, com o objetivo de entender os efeitos da atividade no organismo.

Foto: reprodução / IStock/Getty Images
Em seu perfil no Instagram, a personal Carina Rigon falou sobre os resultados do estudo. "Em ambos treinamentos, os resultados foram significativos na perda de peso, diminuição da grelina (responsável pelo aumento do apetite) e aumento do PYY (inibidor de apetite), sendo que o efeito da musculação foi maior, especialmente em relação a diminuição da grelina", explicou Carina.



Vale lembrar que os efeitos da musculação para pessoas que buscam emagrecer também já foram analisados pelo estudo "Exercise in the management of obesity", divulgado pela US National Library of Medicine - National Institutes of Health Search. A pesquisa abordou os vários benefícios desse tipo de treinamento. Entre eles: aceleração do metabolismo, gasto calórico, redução da sobrecarga nas articulações, melhora da força muscular e da aptidão física. Além disso, a musculação possui exercícios que podem ser adaptados para diversos públicos.