Fitness

Quer melhorar sua saúde? 8 dicas para iniciar a prática de corrida

Correr contribui na redução do peso corporal, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e ainda reduz os riscos de infarto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Mude seus hábitos hoje! Não espere o próximo ano para começar a praticar atividade física. Uma modalidade esportiva interessante para iniciantes é a corrida, pelos benefícios físicos, psicológicos e estéticos que proporciona ao indivíduo. Correr contribui na redução do peso corporal, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e ainda reduz os riscos de infarto.

De acordo com Evelyne Correia, professora de educação física na Uninter, o mais importante é estabelecer uma prática regular do exercício do que focar em longas distância inicialmente. "O ideal é iniciar com caminhadas de aproximadamente 40 minutos, três vezes por semana, e posteriormente alternar a caminhada com trotes (corridas leves) e vice-versa", explicou.

Foto: reprodução
A especialista ainda indicou que é normal se sentir cansado nas primeiras semanas até que o organismo se adapte ao exercício. Ela também listou dicas importantes para começar a correr. Confira:  

1-
Realize um aquecimento antes de iniciar seu treino, mobilizando as articulações do quadril, joelho e tornozelo.

2- Respire naturalmente, porém, de forma cadenciada.

3- Cuide da postura: quando estiver correndo, contraia a musculatura abdominal, mantenha o tronco ereto e balance os braços naturalmente.

4- Não corra na ponta dos pés, o movimento sempre deve começar pelos calcanhares.

5- Alimente-se adequadamente antes da corrida e nunca pratique o esporte em jejum.

6- Descanse entre os dias de treino; é recomendável alternar os dias de prática.

7-
Não corra se estiver com alguma lesão; escute seu corpo!

8- Sem exageros: respeite o seu ritmo e os seus limites.