Fitness

Quer perder 8kg até o Carnaval? Profissionais de saúde dão receita

"Uma alimentação restritiva associada a prática de atividade física proporciona uma perda de no mínimo 2 kg por semana", garante nutricionista

Lívia Oliveira* (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Você enfiou o "pé na jaca" durante o todo o ano e agora está em desespero para alcançar o corpo que sempre desejou para o carnaval? Calma. De acordo com o personal Caio Frederico e a nutricionista Priscilla Lima é possível emagrecer em um mês."Uma alimentação restritiva associada à prática de atividade física proporciona uma perda de no mínimo 2 kg por semana, ou seja, é possível emagrecer no mínimo 8 kg até o carnaval", explicou Priscilla. Vale lembrar que falta exatamente um mês e dez dias para o início da folia.

Para ter um resultado satisfatório, os exercícios e o cardápio alimentar precisam ser orientados por profissionais. Caio garante que sempre há tempo para melhorar a condição física do corpo: "A regra é focar na intensidade do treinamento cardiorrespiratório, aeróbico de modo geral e neuromuscular com peso de forma integrada. Você pode fazer aeróbico pela manhã e musculação a noite, mesclar um pouco de cada no mesmo treino, ou aeróbico um dia e musculação no outro".

Foto: reprodução

Já a nutricionista alerta para as pessoas não se deixarem levar por dietas radicais que prometem resultados milagrosos: "A chave para o emagrecimento é um plano alimentar adequado as necessidades do organismo". Para te ajudar a ficar com um "shape responsa" para curtir o Carnaval, o iBahia separou as principais dicas do personal e da nutricionista. Confira: 

Atividade física
O emagrecimento vai depender do metabolismo da pessoa. "Uma pessoa que já está treinando há um tempo pode intercalar o treino normal com o High Intensity Interval Training (HIIT), ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Essa combinação vai aumentar o efeito do gasto calórico pós-exercício, pois mantém os batimentos cardíacos elevados durante todo exercício e, consequentemente, deixa o metabolismo acelerado o dia todo", explicou Caio Frederico.

Dica de treinamento do profissional: 


Foto: reprodução
1- Você faz um minuto de aquecimento (simule que pula corda ou realmente  pule) + 30 segundos de estímulo do músculo (agachamento) + 10 segundos de descanso + 30 segundos de abdominal reto + 10 segundos de descanso + 30 segundos de flexão de braço com apoio no solo. 

2- Um minuto de aquecimento + 30 segundos de polichinelo + 10 segundos de descanso + 30 segundos de prancha dinâmica no solo + 10 segundos de descanso + 30 segundos de agachamento afundo dinâmico. 

3- Um minuto de aquecimento + 30 segundos de agachamento sumô ou com os pés abduzidos (afastados) + 10 segundos de descanso + 30 segundos de abdominal tesoura ou infra no solo + 10 segundos de descanso + 30 segundos de burpee (agachamento, flexão de braço e salto vertical).

O personal indica fazer três séries de cada uma das opções citadas ou fazer uma de cada com descanso de um minuto entre as série.

Para quem vai começar do zero, o treino também deve ser intercalado, mas de menor intensidade. 

Dica de treinamento do profissional:
Fazer bicicleta ou esteira por um minuto andando (velocidade 5 ou 6) + 30 segundos correndo (velocidade 7 a 9) por dez minutos intercalando atividades com peso. Também é aconselhável fazer três séries.

Alimentação saudável
"A alimentação é fundamental para quem deseja perder peso com saúde. O resultado depende de abrir mão de algumas coisas no cardápio e se adaptar a consumir outras", indicou Priscilla. 

O que devo abrir mão? 
- Produtos industrializados, como peito de peru e mortadela ou macarrão instantâneo; 

- Priorize seu sono, nada de ficar perdendo noite;

- Evite alimentos gordurosos.

Foto: reprodução / istock
O que não pode faltar diariamente?
- Hidratação, beba bastante água

- Coloque alimentos ricos em água e fibras, eles facilitam o emagrecimento e contribuem para a definição do abdômen. 

- Alimentação equilibrada, as refeições devem ser balanceadas, com quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e fontes de gordura boa;

- Cuide da sua imunidade, consuma alimentos ricos em vitamina C, como laranja e acerola;

- Priorize as proteínas (carnes, peixes e ovos) no cardápio, principalmente noturno. Tenha cuidado com a forma de preparo.

Você já faz atividade física e tem uma alimentação saudável? Para perder peso rápido, a nutricionista indica jejum intermitente, low carb, detox e termogênicos antes do treino.

- Jejum intermitente: a prática consiste em ficar sem comer por 8h, 16h ou 24h (contando o período do sono) por até 14 dias. Lembrando que é importante ter o devido acompanhamento com um profissional para não ter muita perda de nutrientes. 

- Low carb: a técnica consiste em reduz o consumo de carboidrato durante o dia. Comer próximo ao horário do treino e depois reduzir bastante nos outros períodos por cerca de trinta dias seguidos. 

- Detox: é uma técnica de desintoxicação do organismo, normalmente através de sucos, que ajudam na queima de gordura e diminui a retenção de líquido. 

*Sob supervisão de Guinho Santos.