Fitness

Quer perder peso e ganhar músculo? Entenda o funcionamento dos suplementos alimentares

"Eles funcionam como um complemento da alimentação. O uso é indicado quando o indivíduo apresenta carência de um determinado nutriente", explicou o nutricionista Lucas Santana

Lívia Oliveira* (livia.oliveira@redebahia.com.br )
- Atualizada em

Os suplementos alimentares estão em alta entre o público fit. As pessoas que frequentam academia costumam consumir suplementos para dar mais energia, ganhar massa magra e até para eliminar as gordurinhas extras. Mas, os suplementos não devem ser usados de forma aleatória. "Eles funcionam como um complemento da alimentação. O uso é indicado quando o indivíduo apresenta carência de um determinado nutriente, precisa de praticidade ou tem interesse em melhorar a performance esportiva", explicou o nutricionista Lucas Santana. 

O especialista garante que todos os nutrientes presentes nos suplementos podem ser adquiridos com uma refeição adequada. " Os suplementos são compostos nutricionais de carboidratos, proteínas, vitaminais e minerais". Logo, se você com alimentação não consegue atingir a quantidade ideal de proteína, por exemplo, que seu corpo precisa é interessante suplementar com um whey protein. 

Foto: reprodução

Os suplementos mais comuns são albumina, whey protein, BCAA, creatina, glutamina, l-cartinitina e o ômega-3. Eles também incrementam a dieta e auxiliam no ganho de massa magra, emagrecimento e bem-estar. 

Quer ficar mais musculoso (a) ou perder peso? 

Para ganhar massa magra, é recomendável ter uma alimentação adequada, principalmente de pré e pós-treino (mais calórica), e investir em um treino pesado. Não existe milagre!

Já se o objetivo for perder uns quilinhos, o ideal é aliar exercício físico e uma dieta restrita em calorias. 

Como consumir suplemento? 
O primeiro passo é procurar um nutricionista para avaliar as necessidades do seu corpo com base nas particulares da sua rotina. É importante que o consumo do suplemento seja fruto de uma orientação profissional, para evitar consumo desnecessário e, consequentemente, nenhum resultado ou efeito inesperado (em excesso, os suplementos podem levar ao ganho de peso e gordura corporal graças ao aumento da quantidade de calorias). 

Lucas Santana explicou que não existe um horário fixo para consumir o suplemento. O importante é que o corpo consiga ingerir a quantidade adequada de nutrientes ao longo do dia.

Veja os benefícios de três suplementos mais recomendáveis, segundo o livro 'Viva em Dieta, Viva Melhor', do nutricionista esportivo Rodolfo Peres

Creatina: aumenta as concentrações de creatina muscular e, dessa forma, potencializa a performance durante o exercício. A creatina é ideal para treinos de curta duração e alta intensidade, pois ela aumenta a forma muscular. 

Glutamina: é usada como fonte energética para o sistema imunológico. Ela ainda pode beneficiar o processo de ganho de massa magra, já que a glutamina contribui para um melhor processo de síntese de proteínas. 

Whey protein: melhora o rendimento durante a prática de exercícios e contribui no processo de recuperação após a atividade. 

*Sob supervisão da repórter Naiá Braga