Fitness

Quer ter uma boa forma? Conheça os benefícios do consumo regular de colágeno

"Essa proteína é uma aliada contra processos de flacidez, auxilia na síntese de massa magra e ajuda o organismo a manter quantidades adequadas de massa muscular", diz especialista

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O colágeno é o principal aliado da boa forma. A proteína, que pode ser consumida em formato de balas, cápsulas e em pó hidrolisado, dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Os benefícios do colágeno para o organismo são variados, desde a prevenção da celulite até o fortalecimento de unhas, cabelos e músculos.  

De acordo com a engenheira química Evelin Egedy, da Schraiber, a ingestão de colágeno promove à pele uma característica única, fornecendo viço, jovialidade e maior resistência. “Ele permite que o organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando a utilizar eficientemente reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, é um aliado contra processos de flacidez e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte proteica capaz de sintetizar massa magra”, explicou Evelin.

Foto: reprodução
A engenheira química também ressaltou que, a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma redução gradual na produção de colágeno. “Os músculos ficam mais flácidos, a densidade dos ossos é reduzida e as articulações e os ligamentos perdem elasticidade. Já aos 50 anos, a produção diminui drasticamente devido à produção diminuída do hormônio estrogênio na menopausa. Então se faz necessária uma alimentação saudável com bastante fontes de proteínas, além de exercícios físicos e suplementação”, contou Evelin.

Vale lembrar que o colágeno pode ser encontrado em alimentos como carnes, ovos, queijos brancos, iogurtes, peixes e gelatinas e ainda em suplementos alimentares

Benefícios do colágeno para o organismo

- Evita o envelhecimento;
- Melhora a firmeza da pele;
- Promove a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer descontroladamente;
- Tonifica os músculos;
- Previne o surgimento de celulites;
- Fortalece as articulações e ossos;
- Melhora a aparência dos cabelos e unhas.

Ação dos diferentes tipos de colágeno

Colágeno em balas: a absorção ocorre nos primeiros momentos da ingestão, pois o produto é facilmente absorvido. Com a utilização do produto, é ingerido um conteúdo alto de proteínas, que auxilia na diminuição da ingestão de carboidratos e gorduras. As balas proporcionam saciedade e evitam o consumo descontrolado de outros alimentos.


Colágeno em cápsulas: o consumo indicado é de 4 a 6 cápsulas por dia, preferencialmente antes de dormir. O processo de digestão e sua ação no organismo é semelhante ao colágeno em balas.

Colágeno Hidrolisado: ele pode ser utilizado em shakes ou adicionado a frutas, permitindo uma sensação de saciedade duradoura. O ideal é consumir 10g (1 colher de sopa) em 200 ml de leite desnatado ou leite de soja diariamente. O produto pode ser encontrado nos sabores Limão e Baunilha.