Fitness

Quitéria Chagas mostra antes e depois de perder 34kg: 'não foi fácil'; confira

Rainha de bateria diz que parto natural foi essencial

Gilberto Júnior, da Agência O Globo
- Atualizada em

De volta ao posto de rainha de bateria do Império Serrano, após um hiato de cinco anos, a carioca Quitéria Chagas foi assunto ao compartilhar com seus seguidores no Instagram uma montagem comparando o peso atual com o de três anos e meio atrás, quando chegou aos 90 quilos — hoje, ela está com 56. Na imagem do passado, ela aparece com a filha Elena recém-nascida no colo.


— Não foi fácil voltar ao corpo que tinha antes da gestação. Mas é possível, e de forma natural — comenta Quitéria.

Ela acredita que o parto natural foi essencial nesse processo: — Ajudou a desintoxicar meu organismo, eliminou os microcistos dos ovários, os problemas hormonais. Também amamentei sem limite de tempo, sem oferecer chupeta e mamadeira... Meus seios foram minha "lipo". Elena sugou todos os anticorpos e os excessos da gravidez. E não usei cinta porque aumenta o inchaço e não é uma aliada para quem faz parto natural. Fiz toda a preparação, segui as dias dos estudos e me entreguei ao momento.

Quitéria conta que se privou da vida social por "bastante tempo" porque queria criar uma conexão com a filha. — Me contruí mãe sem muitas ajudas: só eu e meu marido. Aprendemos na prática. Foi um período de reclusão, pausa do mundo externo. Dedicação a esse novo universo que é a maternidade. A potência de viver o parto natural me deu empoderamento.