Fitness

Saiba o quanto você deve consumir de proteína para ter melhor resultado na academia

Especialista garante que para alcançar o crescimento do músculo é preciso ingerir proteínas aliadas a carboidratos

Lívia Oliveira* (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Queridinha dos atletas e dos adeptos da musculação, a proteína se tornou indispensável na dieta de que desejam ganhar massa muscular magra. Mas, antes de mais nada, o que é proteína? São macromoléculas, presentes em todo o corpo humano, formada por aminoácidos. Esses aminoácidos podem ser sintetizado pelo próprio organismo ou adquiridos com a alimentação.

De acordo com o especialista em nutrição esportiva Moisés Feitosa, as proteínas são responsáveis por inúmeras funções. "O crescimento do músculo é uma dessas funções. Para contribuir com esse crescimento, você precisa ingerir alimentos com proteínas e carboidratos e também estimular o músculo, através da musculação". Em conversa com o iBahia, Moisés disse tudo que você precisa saber sobre as proteínas. Confira: 


De que forma acontece esse crescimento?
"Uma pessoa que malha e ingere regularmente proteínas e carboidratos terá parte dessa proteína canalizada para reconstruir as fibras musculares que foram 'lesionadas' durante o treino. Com esse processo de crescimento, progressivamente você vai conseguir observar a diferença visualmente".

Quais alimentos possuem proteína?
"Todos os alimentos de derivação animal. Entre eles estão o frango, peixe, carne, leite, iogurte, ovo, presunto, atum, camarão, quinoa, queijo e soja".



Qual a quantidade de proteína ideal para alcançar o crescimento do músculo?
"Para os não atletas, a quantidade ideal de proteína por dia é o peso da pessoa em gramas, ou seja, se você pesa 60kg, deve ingerir 60g de proteína distribuída ao longo do dia. A quantidade citada é de proteína pura, porém nenhum alimento "natural" que consumimos possui isso. Por exemplo, em um frango grelhado, de 120g, vai ter também água e gordura na sua composição, sendo que apenas 20g será de proteína pura".

Dica para não errar na hora de fazer o prato:

"Se você vai comer frango, escolha um pedaço que seja mais ou menos do tamanho da palma da sua mão fechada. Para fazer o cálculo, feche a mão com o polegar para dentro e faça a estimativa do punho até o dedo médio. Se você vai comer carne, o ideal é que o pedaço do bife seja do tamanho do punho fechado".

E se você ingerir em excesso?
"A proteína consumida em excesso leva ao ganho de gordura corporal. Além disso, prejudica o funcionamento dos rins e do fígado. Para evitar isso, lembre-se quanto mais proteína, mais você deve ingerir água, pois o excesso será eliminado pela urina".

*Sob supervisão do repórter Guinho Santos